Sociodemographic characteristics and morbidities among institutionalized elderly without cognitive decline Características sociodemográficas e morbidades entre idosos institucionalizados sem declínio cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1132-1138Palavras-chave:
Cognição, Demência, Envelhecimento.Resumo
Objetivo: Descrever as características sociodemográficas e clínicas de idosos sem declínio cognitivo de instituições de longa permanência. Métodos: Foi aplicado o Mini-Exame do Estado Mental e um formulário para investigar aspectos sociodemográficos e clínicos nos idosos sem declínio cognitivo. Os dados foram analisados através do SPSS 18.0 e do teste Qui-Quadrado. Resultados: Houve predomínio de idosos sem declínio cognitivo do sexo masculino (55,7%), solteiros (63,29%), com faixa etária ≥ 75 anos (54,43%), com Hipertensão Arterial Sistêmica (64,56%) e com uso de medicamentos que atuam no sistema cardiovascular (64,56%). Conclusão: É necessário que os idosos institucionalizados sem déficit cognitivo sejam avaliados continuamente para diagnóstico precoce do envelhecimento cognitivo patológico para prevenção de estados demenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.