Popular healing practices and medical plants use for riparian mothers in early childhood care Práticas populares de cura e o uso de plantas medicinais por mães ribeirinhas no cuidado infantil
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1154-1163Palavras-chave:
enfermagem transcultural, medicina popular, cuidado materno, plantas medicinais.Resumo
OBJETIVO: Analisar as práticas populares de cura com plantas medicinais pelas mães ribeirinhas durante o cuidado dos filhos. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de etnoenfermagem, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Participaram do estudo 15 mães da comunidade ribeirinha Vila Nova Maringá, Amazonas. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Pesquisa aprovada pelo CEP EEAN/HESFA n°54/08. RESULTADOS: Constatou-se que as práticas populares de cura variam de acordo com a etiologia; que 17 problemas físicos de saúde infantis podem ser tratados com 37 plantas medicinais; e que grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber científico. CONCLUSÃO: Acredita-se que a pesquisa tenha relevância para a enfermagem e comunidade, pois permitiu o intercâmbio de saberes popular e científico, bem como apontou uma necessidade de investimentos que trabalhem com esta temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.