Disease prevalence in infectious Care Center of Users of Psychosocial Caxias-MA / Prevalência de doenças infecciosas em usuários de Centro de Atenção Psicossocial de Caxias-MA
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.137-144Resumo
Objetivo:. Este estudo teve como objetivo determinar a prevalência de HIV, síflis, hepatite B e hepatite C, em usuários de CAPS III de Caxias-MA. Métodos:. Trata-se de um estudo retrospectivo realizado no Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Caxias- Ma. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro para análise de prontuário para dados sociodemograficos e sobre as sorologias de HIV, sífilis, hepatites B e C em 300 prontuários. Resultados:. Os resultados demonstraram que 50% dos pesquisados residiam na cidade de Caxias, 30 e 39 anos (26,3%), ensino fundamental incompleto (37,7%), a maioria tinham diagnóstico psiquiátrico de esquizofrenia (22%). As prevalências gerais foram 4,5% para sífilis, 13,4% para hepatite B e não foram encontradas prevalências para HIV e hepatite C. Conclusão:. Mecanismos para estimular estes serviços a implementarem programas de educação em saúde sexual voltados para a prevenção e cuidado dessas doenças, bem como mecanismos de prevenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.