Sondagem enteral em crianças: a realidade de uma enfermaria de lactentes / Enteral tube in children: the reality of an infant nursery

Autores

  • Tania Vignuda de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adilson José Almeida Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Rita de Cássia Melão de Morais Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Patricia Rodrigues Soares
  • Andrea Correa Botelho Universidade federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.406-412

Palavras-chave:

Alimentação artificial, Nutrição enteral, Enfermagem pediátrica, Criança hospitalizada

Resumo

Objetivo: Trata-se de um estudo que tem como objetivo identificar a frequência que o lactente internado é submetido à sondagem gástrica/jejunal e analisar os motivos que levam a perda da sonda durante a hospitalização. Método: Estudo de abordagem quantitativa que teve a amostra de 61 lactentes. Os dados foram analisados determinando os valores de frequência. Resultados: Verifica-se que a incidência de perda da sondagem enteral é relativamente alta, tendo em vista que 25 lactentes foram submetidos ao reposicionamento da sonda entre duas a oito vezes, configurando-se em 98 procedimentos da perda da sonda durante o período do estudo. O principal motivo de perda foi a acidental, com 44,9%, 11,2% ocorreram por causa ignorada e 8,2% por obstrução. Conclusão: Os dados apontam para importância da qualificação frequente dos profissionais de saúde com o intuito de reduzir o impacto e estresse que ocasiona no lactente e seu acompanhante, durante o procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Vignuda de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DEMI/EEAN/UFRJ).

Adilson José Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Médico.  Professor Adjunto do Departamento de Medicina Geral da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (in memória)

Rita de Cássia Melão de Morais, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Enfermagem. Professor Adunto do Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia lotada provisóriamente no Departamento de  de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Patricia Rodrigues Soares

Mestarnda em enfermagem na UNIRIO. Enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ)

Andrea Correa Botelho, Universidade federal do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistencial da Unidade de Pacientes Internos do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Souza TV de, Almeida AJ, Morais R de CM de, Soares PR, Botelho AC. Sondagem enteral em crianças: a realidade de uma enfermaria de lactentes / Enteral tube in children: the reality of an infant nursery. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];10(2):406-12. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6062

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics