Delirium in intensive care: use of the ‘Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit’ by the nurse / Delirium em terapia intensiva: utilização do Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit pelo enfermeiro

Autores

  • Isabel Cristina Gomes de Oliveira Tostes Universidade do Estado de Rio de Janeiro
  • Sandra Regina Maciqueira Pereira Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro
  • Luana Ferreira de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Manasses Moura dos Santos Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.2-8

Palavras-chave:

Terapia Intensiva, Enfermagem, Transtornos Cognitivos.

Resumo

Objetivo: compreender o conhecimento dos enfermeiros sobre o delirium no paciente crítico e a utilização do Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, prospectivo, com abordagem mista. Teve-se como população os enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva, a amostra constituiu-se de 16 enfermeiros que aceitaram participar de todas as etapas da pesquisa. Realizou-se um pré e pós-teste aplicando-se o instrumento de coleta de dados constituído de 1 pergunta discursiva e 8 objetivas, para análise usou-se análise e conteúdo e estatística básica. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto, sob o parecer de nº1.360.441. Resultados: Num comparativo entre o pré e pós-teste, o grupo se mostrou mais preparado para identificar o delirium e com maior grau de conhecimento acerca da temática. Conclusão: atualização mostrou-se como uma ferramenta de transformação da prática clínica. Destacando-se a importância da educação permanente para garantir a qualidade na assistência de enfermagem. Descritores: Terapia Intensiva, Enfermagem, Transtornos Cognitivos.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Gomes de Oliveira Tostes, Universidade do Estado de Rio de Janeiro

Residênte do Programa de Enfermagem em Terapia Intensiva

Sandra Regina Maciqueira Pereira, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica - DEMC

Luana Ferreira de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica - DEMC. Tutora do Programa de Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva.

Manasses Moura dos Santos, Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva

Mestre em enfermagem. Enfermeiro assistencial do setor de cirúrgia abdomino-pélvica. Docente convidado da pós-graduação em Enfermagem emTerapia Intenvisa da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Gomes de Oliveira Tostes IC, Pereira SRM, de Almeida LF, dos Santos MM. Delirium in intensive care: use of the ‘Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit’ by the nurse / Delirium em terapia intensiva: utilização do Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit pelo enfermeiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 21º de abril de 2024];10(1):2-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6126

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics