Assessment of The Waste Management in Basic Health Units From a South Brazilian City / Avaliação da Gestão dos Resíduos em Unidades Básicas de Saúde de um Município Sul-Brasileiro

Autores

  • Matheus Veber Teixeira Pronto Atendimento do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul – RS
  • Maria Elena Echevarría-Guanilo Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Brasil
  • Franco  Goulart Knuth Universidade Federal de Pelota (UFPel)
  • Teila Ceolin Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.824-831

Palavras-chave:

Enfermagem, Resíduos de serviços de saúde, Avaliação de serviços de saúde, Centros de saúde, Gerenciamento de resíduos

Resumo

Objetivo: analisar a gestão dos resíduos de serviços de saúde e, o conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca da legislação vigente. Método: pesquisa quantitativa, de caráter descritivo-exploratório, desenvolvida em três Unidades Básicas de Saúde de área urbana, de Pelotas, Rio Grande do Sul. Participaram profissionais da equipe de enfermagem de Estratégia de Saúde da Família. Foi aplicado questionário para identificar a gestão de Resíduos Sólidos de Saúde e estrutura das unidades, entre outubro a novembro de 2014. Foram realizadas análises descritivas. Resultados: dos 19 profissionais, 57,8% relataram não conhecer a legislação sobre Resíduos Sólidos de Saúde; 89,5% realizar a segregação desses materiais, porém 73,7% afirmaram não conhecer sua classificação e 36,8% desconheciam os cuidados específicos para cada tipo de resíduo. Observou-se ausência de plano de gestão. Conclusão: as unidades apresentam importantes fragilidades no processo de gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Veber Teixeira, Pronto Atendimento do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul – RS

Enfermeiro formado pela Faculdade de EnfermageFederal de Pelotas  (UFPel). Enfermeiro do Pronto Atendimento do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul – RS

Maria Elena Echevarría-Guanilo, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2002), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2005) e doutorado em Programa de Doutoramento em Enfermagem EE/EERP pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e concluiu o Curso de Especialização Multiprofissional em Queimaduras na UNIFESP. Professor colaborador do Grupo de Investigação em Reabilitação e Qualidade de Vida (GIRQ) da EERP-USP e do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Estresse EERP-USP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental e Cirúrgica e em avaliação de aspectos que influenciam na qualidade de vida relaciona à saúde e aspectos emocionais, como, ansiedade, dor, depressão, autoestima e impacto do evento em vítimas de queimaduras.

Professor Doutor da Faculdade de ENfermagem da Universidade Federal de Pelotas e Professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Franco  Goulart Knuth, Universidade Federal de Pelota (UFPel)

Biólogo e Gestor Ambiental, Técnico em Saneamento da Universidade Federal de Pelota (UFPel). Coordenador de Gestão Ambiental da Instituição (CGA/PRAINFRA). Conselheiro titular no Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (COMPAM).

Teila Ceolin, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/RS. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade - UFPEL e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura - GEPA.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Teixeira MV, Echevarría-Guanilo ME, Knuth FG, Ceolin T. Assessment of The Waste Management in Basic Health Units From a South Brazilian City / Avaliação da Gestão dos Resíduos em Unidades Básicas de Saúde de um Município Sul-Brasileiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 24º de novembro de 2024];10(3):824-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6237

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics