The Nursing Care Actions Toward the Pregnant women: Challenging the Primary Health Care / As Ações de Enfermagem no Cuidado à Gestante: Um Desafio à Atenção Primária de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.863-870

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidado Pré-Natal, Competência Profissional, Enfermagem Obstétrica

Resumo

Objetivo: verificar as ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem na assistência às gestantes em unidades de atenção primária à saúde. Métodos: estudo descritivo e transversal realizado em um município do Sul de Minas Gerais, que acompanhou 134 gestantes. O levantamento das ações desempenhadas pelos nove profissionais ocorreu por meio da observação sistemática e utilizou-se um instrumento que abordava as melhores evidências científicas da prática obstétrica. A análise foi apresentada por meio de tabelas de contingência, frequência absoluta e percentual. Resultados: dentre as ações realizadas na pré-consulta a aferição da pressão arterial foi de 97,7%. Quanto às orientações realizadas pelos profissionais sobre o aleitamento materno e teste do pezinho constatou-se uma percentagem de 30,59% e 74,35%, respectivamente. Conclusão: constata-se que os profissionais desenvolvem a consulta de pré-natal de forma incompleta. Ressalta-se que a educação permanente voltada para as competências essenciais em obstetrícia pode ofertar uma assistência integral e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefania Santos Gonçalves Félix Garcia, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto - EEUSP/RP

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Mestrado em Enfermagem pelo programa de pós graduação da Universidade Federal de Alfenas-MG. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto.

Marina Cortez Pereira Bonelli, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-SP

Mestra em Enfermagem pela UNIFAL-MG (2015). Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG (2011).. Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014). Pós-graduação Lato senso na modalidade Residência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UNIFAL-MG (2012). Participou do Programa de Educação Tutorial da Secretaria de Ensino Superior - SESu (2009-2010), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Aline Neves Oliveira, Centro Universitário do Sul de Minas.

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG, especialização em Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde, pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG. Atua nas áreas assistenciais e gerenciais em saúde, é docente de enfermagem no Centro Universitário do Sul de Minas e tutora à distância pelo Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho.

Maria José Clapis, Professora Associada (A3) do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Sagrado Coração/Universidade do Sagrado Coração (1979)-Bauru (SP), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1997). É Professora Associada (A3) do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Presidente da Comissão de Graduação da EERP/USP e membro do Conselho de Graduação da USP (1999-2003; 2008-2012). Membro da Comissão de Gestão do Ensino da EERP/USP responsável pela reestruturação do Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharel em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, implantado em 2005. Coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela criação de Curso Novo e elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, bem como atuou na implantação do mesmo em 2006. Atua no ensino de Enfermagem, com ênfase no ensino de graduação em Enfermagem na Atenção Básica e na formação de enfermeiros licenciados na área de educação profissional em enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde da Mulher e Educação em Saúde/Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária Saúde, Formação de professores em saúde, Pedagogia universitária. Atua como professora em disciplinas com metodologias ativas de ensino. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação em Saúde/Enfermagem, cadastrado no Diretório do CNPq.

Eliana Peres Rocha Carvalho Leite, Professora adjunto IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - Minas Gerais.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1988). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP. Mestre em Educação pela Universidade José do Rosário Vellano (1997). Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Atualmente é professora adjunto IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Garcia ESGF, Bonelli MCP, Oliveira AN, Clapis MJ, Leite EPRC. The Nursing Care Actions Toward the Pregnant women: Challenging the Primary Health Care / As Ações de Enfermagem no Cuidado à Gestante: Um Desafio à Atenção Primária de Saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 5º de novembro de 2024];10(3):863-70. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6255

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics