Nursing Care Approach Towards an Alcoholic Patient Bearing the Wernicke-Korsakoff Syndrome: Case Study / Cuidados de Enfermagem a um Paciente Alcoolista Portador Da Síndrome de Wernicke-Korsakoff: Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.502-509

Palavras-chave:

Alcoolismo, Cuidados de enfermagem, Encefalopatia de Wernicke, Síndrome de Korsakoff.

Resumo

Introdução: A síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) é uma das mais graves consequências do abuso de álcool. O impacto cognitivo da patologia é derivado da neurotoxicidade alcóolica e deficiência de tiamina, podendo progredir para estupor, coma e morte. Objetivo: Realizar um estudo de caso de paciente alcoolista portador de SWK e construir um plano de assistência de enfermagem. Métodos: Estudo de caso com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Recife, Brasil, fevereiro a março de 2016. Resultados: Identificamos 14 diagnósticos de enfermagem: confusão crônica/memória prejudicada/processos do pensamento perturbados/ comunicação verbal prejudicada; deambulação prejudicada/risco de quedas; déficit no autocuidado; nutrição desequilibrada menor que as necessidades/fadiga; volume excessivo de líquido/integridade tissular prejudicada; risco de sangramento; integridade da pele prejudicada; perfusão tissular ineficaz. Conclusão: A enfermagem tem especial importância na execução das ações de educação em saúde e tratamento de alcoolistas prevenindo as complicações da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Rocha Guimarães, Universidade de Pernambuco-Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Enfermeira Mestre em Saúde Materno Infantil-IMIP (2004). Doutora em Biologia Celular e Estrutural-UNICAMP(2014). Em 1992, fez parte da equipe pioneira que implantou o PACS na Secretaria de Saúde de Olinda, assumindo as funções de Coordenadora do Programa de Redução da Mortalidade Infantil do Distrito Sanitário I, Coordenadora Municipal de Políticas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDACO), Núcleo Gestor do Criança Esperança (ECEO) e Núcleo Gestor do Centro de Referência da Infância e Adolescentes (CRIA). Consultora Ad hoc do Ministério da Saúde no Programa Pesquisa para o SUS nas áreas Saúde Materno Infantil e Doenças Crônicas não Transmissíveis. Em 1993, iniciou atividades assistenciais no serviço de emergência oncohematológica do HEMOPE. Em 2006, iniciou atividades de docência, sendo atualmente professora adjunta da FENSG-UPE-Disciplina Saúde do Adulto-Doenças Oncohematológicas; Coordenadora da Residência de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia e Líder do Grupo de Pesquisa Processo de Cuidar do Portador de Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE. 

Cleytiane Stephany Silva Santos, Universidade de Pernambuco Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Acadêmica da FENSG-UPE, Estagiária da Vigilância Epidemiológica da SES-PE. Monitora de Primeiros Socorros PEPEAV/UPE. Integrante da Liga Acadêmica de Transplante de Fígado de Pernambuco.

Cristiane Aline Corrêa, Universidade de Pernambuco Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Acadêmica da FENSG-UPE. Monitora de Primeiros Socorros PEPEAV/UPE. Integrante do Grupo de pesquisa: Associação do uso de álcool e drogas em pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Dayane da Rocha Pimentel, Universidade de Pernambuco Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Acadêmica da FENSG-UPE, Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Joaquim Nabuco-Pibic/Fundaj/CNPq. Monitora da disciplina de Epidemiologia.

Diana Carla Dias dos Santos, Universidade de Pernambuco Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Acadêmica da FENSG-UPE. Integrante do Grupo de pesquisa: Associação do uso de álcool e drogas em pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Elaine Dayane Freitas dos Santos, Universidade de Pernambuco Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Acadêmica da FENSG-UPE. Integrante do Projeto de Extensão Mama-Flora: Estabelecendo a amamentação no puerpério imediato.

 

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Guimarães TMR, Santos CSS, Corrêa CA, Pimentel D da R, dos Santos DCD, dos Santos EDF. Nursing Care Approach Towards an Alcoholic Patient Bearing the Wernicke-Korsakoff Syndrome: Case Study / Cuidados de Enfermagem a um Paciente Alcoolista Portador Da Síndrome de Wernicke-Korsakoff: Estudo de Caso. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 2º de novembro de 2024];11(2):502-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6409

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics