Validation Assessment of Irregular Antibodies Investigation at the Regional Blood Center in Montes Claros City / Avaliação da Validação da Pesquisa de Anticorpos Irregulares no Hemocentro Regional de Montes Claros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.285-288

Palavras-chave:

Anticorpos, Validação, Doadores de sangue, Teste de Coombs.

Resumo

Objetivo: Analisar a validação da pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) através da utilização do reagente Controle de Coombs em amostras sanguíneas coletadas de Fevereiro de 2015 à Agosto de 2016. Métodos: Estudo de natureza observacional, retrospectiva e prospectiva, apresentando procedimentos técnicos de caráter documental, a ser realizado no Laboratório de Imunohematologia do Hemocentro Regional de Montes Claros - MG. Resultados: Foi observado durante a pesquisa que após a não validação de alguns testes e realizada a repetição dos mesmos isoladamente, não foi constatado a validação sendo necessário outra repetição até que essa amostra validasse. Esse fato levanta a possibilidade de outras interferências além das conhecidas e discutidas, uma vez que a repetição foi realizada isoladamente analisando criticamente todas as etapas do processo. Conclusão: O baixo percentual de resultados não validados ratifica que o teste de validação antiglobulínico é um bom método para confirmar o resultado da pesquisa de anticorpos irregulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Marini Aguiar, Universidade Estadual de Montes Claros, MG- Unimontes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes cuja área de concentração é Mecanismos e Aspectos Clínicos das Doenças inserida na linha de pesquisa em Clínica, Diagnóstico e Terapêutica das Doenças com ênfase na Biologia Molecular.  Biomédica. Hemocentro Regional de Montes Claros/MG/Brasil.  Fundação Hemominas.

Debora Cristina de Jesus Mota, Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte

Graduanda do Curso de Farmácia das Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte. Estagiária do Hemocentro Regional de Montes Claros/MG/ Brasil. Fundação Hemominas.

Rafael Candido Alves Aguiar, Hemocentro Regional de Montes Claros/ MG/Brasil

Farmacêutico/Bioquímico.  Supervisor do Laboratório do Hemocentro Regional de Montes Claros/ MG/Brasil. Fundação Hemominas.

Caroline Nogueira Maia e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes. Farmacêutica/ Bioquímica. Hemocentro Regional de Montes Claros/ MG/ Brasil. Fundação Hemominas.

Larubia Cordeiro Rocha, Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte

Graduanda do Curso de Farmácia das Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte. Estagiária do Hemocentro Regional de Montes Claros/MG/ Brasil. Fundação Hemominas.

Giovani de Souza Loures, Faculdade de Saúde Ibituruna - Fasi

Graduando do Curso de Farmácia da Faculdade de Saúde Ibituruna - Fasi. Bolsista de Iniciação Cientifica – Fapemig/ Hemocentro Regional de Montes Claros/MG/ Brasil. Fundação Hemominas.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Aguiar KM, Mota DC de J, Aguiar RCA, e Silva CNM, Rocha LC, Loures G de S. Validation Assessment of Irregular Antibodies Investigation at the Regional Blood Center in Montes Claros City / Avaliação da Validação da Pesquisa de Anticorpos Irregulares no Hemocentro Regional de Montes Claros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 24º de dezembro de 2024];11(2):285-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6430

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics