Epidemiological analysis of candidates for the donation of organs in the states of Ceará, São Paulo and Acre / Análise epidemiológica dos candidatos à doação de órgãos nos estados do Ceará, São Paulo e Acre
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.167-172Palavras-chave:
Doadores de Tecidos, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Transplante de Órgãos.Resumo
OBJETIVO: Analisar aspectos epidemiológicos de candidatos a doação de órgãos do Ceará, comparando com os estados de melhor e pior desempenho quanto ao transplante. MÉTODOS: Estudo Transversal descritivo com abordagem quantitativa realizado com dados do Registro Brasileiro de Transplantes publicados em 2016. RESULTADOS: O pior e melhor estado em relação às doações de órgãos foram Acre e São Paulo, respectivamente. O número de doadores efetivos por milhão de população no Ceará foi superior ao de São Paulo. A recusa familiar representou a maioria das causas de não concretização dos transplantes nos três estados. O Acidente Vascular Cerebral foi a principal causa de morte em São Paulo e Acre, enquanto no Ceará foi o Traumatismo crânio encefálico. Ceará e Acre apresentaram faixa etária predominante de 18-34 anos. CONCLUSÃO: O desempenho do Ceará quando comparado com os outros estados foi superior em relação a transformação de potenciais doadores em doadores efetivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.