The Celiac Disease Impact Towards The Adults’ Life Quality / Repercussões da Doença Celíaca na Qualidade de Vida de Sujeitos Adultos
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.809-815Palavras-chave:
Doença celíaca, Glúten, Adulto, Qualidade de vida, Equipe multiprofissionalResumo
Objetivo: compreender as repercussões que a Doença Celíaca acarreta na qualidade de vida do sujeito adulto, por meio de uma revisão integrativa. Método: revisão integrativa, com buscas nas bases de dados LILACS, BVS, SciELO, MEDLINE, CINHAL e portal de periódicos CAPES, com seleção de artigos publicados entre 2006 e 2017.Resultados: Foram analisados 20 artigos ao final na íntegra. Pautada nas etapas de análise de conteúdo, três categorias emergiram: Práticas alimentares do adulto com Doença Celíaca; Qualidade de vida do adulto com Doença Celíaca; Importância da equipe multiprofissional de saúde no diagnóstico e acompanhamento do adulto com Doença Celíaca. Conclusão: A perspectiva de que a ciência encontre outros meios de tratamento, além da dieta restritiva e/ou a indústria se adeque às necessidades dos sujeitos adultos, por meio da oferta de produtos de qualidade e baixo custo, para o acesso inclusivo e sociável, diminuindo o sofrimento gerado pela doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.