Educational technology about living better with cardiac insufficiency: validation study / Tecnologia educacional sobre viver melhor com insuficiência cardíaca: estudo de validação
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7140Palavras-chave:
Educação em Saúde, Insuficiência Cardíaca, Enfermagem, Tecnologia Educacional, Estudos de validaçãoResumo
RESUMO
Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional para mediar o agir educativo do enfermeiro com pacientes e familiares na alta hospitalar. Método: Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com validação de conteúdo. Dados coletados de junho a agosto de 2017. A pesquisa desenvolvida em três fases: produção, avaliação, adequação. A população foi de 24 juízes entre profissionais da saúde e de outras áreas. Os juízes responderam um questionário com 3 blocos de itens avaliativos. Resultados: Dos 22 itens do questionário dos juízes da área da saúde apenas dois obtiveram escore I (inadequado). Considerou-se a tecnologia validada, pois segundo a literatura deve-se obter um índice de validação de conteúdo mínimo de 70%, e o índice obtido foi de 91,1 %. Com base nas sugestões realizou-se a adequação da tecnologia. Conclusão: A tecnologia produzida foi validada e com a adequação se constituir um dispositivo adequado para mediar o agir educativo do enfermeiro.
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- 2021-06-01 (2)
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