Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004

Resumo

Objetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos.  Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização.

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Biografia do Autor

Rodrigo Nonato Coelho Mendes, Universidade de São Paulo

Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Danielli Rafaeli Candido Pedro, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFRGS.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Nonato Coelho Mendes R, Rafaeli Candido Pedro D, Gutierrez de Carvalho Silva L, Campos de Oliveira JL, Fernandez Lourenço Haddad M do C. Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];12:1110-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004

Edição

Seção

Artigo Original

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