Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004

Resumo

Objetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos.  Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nonato Coelho Mendes, Universidade de São Paulo

Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Danielli Rafaeli Candido Pedro, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFRGS.

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

Weng HC, Chen TM, Lee WJ, Chang CS, Lin CT, Wu ML. Internal marketing and its moderating effects between service-oriented encounter and patient satisfaction. Acta Paul. Enferm. 2016;29(5):506-17.

Aiken LH, Sloane DM, Ball J, Bruyneel L, Rafferty AM, Griffiths P. Patient satisfaction with hospital care and nurses in England: an observational study. BMJ Open. 2018;8:e019189.

Desborough J, Phillips C, Mills J, Korda R, Bagheri N, Banfield M. Developing a positive patient experience with nurses in general practice: An integrated model of patient satisfaction and enablement. Journal of Advaced Nursing. 2017;74(3):564-78.

Leitão IMTdeA, Sousa FSPde, Santiago JCdosS, Bezerra IC, Morais JBde. Absenteísmo, rotatividade e indicadores de qualidade do cuidado em enfermagem: estudo transversal. Online Brazilian Journal of Nursing. 2017;16(2).

Petit Dit Dariel O, Regnaux JP. Do Magnet®-accredited hospitals show improvements in nurse and patient outcomes compared to non-Magnet hospitals: a systematic review. JBI Database System Rev Implement Rep. 2015;13(6):168-219.

Kim B, Lee J. Relationships between Personal Traits, Emotional Intelligence, Internal Marketing, Service Management, and Customer Orientation in Korean Outpatient Department Nurses. Asian Nursing Research. 2016;10(1):18-24.

Tsai Y. Learning organizations, internal marketing, and organizational commitment in hospitals. BMC Health Services Research. 2014;14(1).

Mohammed R, Pervaiz KA. Advances in the internal marketing concept: definition, synthesis and extension. Journal of Services Marketing. 2000;14(6):449-62.

Berry LL, Hensel JS, Burke MC. Improving retailer capability for effective consumerism response. Journal of Retailing. 1976;52(3):3-14.

Rafiq M, Ahmed PK. Advances in the internal marketing concept: definition, synthesis and extension. Journal of Services Marketing. 2000;14(6):449-462.

Chang CS, Chang HC. Perceptions of internal marketing and organizational commitment by nurses. Journal of Advanced Nursing. 2009;65(1):92-100.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. [internet]. Brasil: 2015 [citado em 2018 jun 20]. Disponível em: http://brasil.evipnet.org/wp-content/uploads/2017/07/ANPPS.pdf.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Maniva SJ, Freitas C, Jorge MSB, Carvalho ZMF, Moreira TMM. Experiencing acute stroke: the meaning of the illness for hospitalized patients. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013;47(2):362-368.

Blumer H. Symbolic interactionism perspective and method. California.1986.

Bittencourt GKGD, Nóbrega MML, Medeiros ACT, Furtado LG. Concept maps of the graduate programme in nursing: experience report. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2013;34(2):172-176.

Luft CP. Minidicionário Luft. 22ª Edição. Ática, 2013.

Tsai Y, Wu S. Using internal marketing to improve organizational commitment and service quality. Journal of Advanced Nursing. 2011;67(12):2593-604.

Lapischies SRC, Jardim VMR, Kantorski LP. Factors associated with satisfaction at work in Psychosocial Care Centers. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2014;22(6):950-958.

Kotler P. Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation and Control. Prentice-Hall, 2010.

Silva LG, Matsuda LM, Waidman MAP. The structure of a public emergency care service, from the workers' view: perspectives on quality. Texto Contexto Enfermagem. 2012;21(2): 320-328.

Donabedian A. The quality of care: how can it be assessed? Journal of the American Medical Association. 1988;260(12):1743-1748.

Tsai Y. Learning organizations, internal marketing, and organizational commitment in hospitals. BMC Health Services Research. 2014;14,152.

Iliopoulos E, Priporas CV. The effect of internal marketing on job satisfaction in health services: a pilot study in public hospitals in Northern Greece. BMC Health Services Research. 2011;11:261.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Nonato Coelho Mendes R, Rafaeli Candido Pedro D, Gutierrez de Carvalho Silva L, Campos de Oliveira JL, Fernandez Lourenço Haddad M do C. Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 7º de julho de 2024];12:1110-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics