Sexuality and sexually transmitted infections: analysis of health student training / Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: análise da formação de alunos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9190Palavras-chave:
Educação Sexual, Currículo, Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Estudantes.Resumo
Objetivo: conhecer a formação de alunos da área da saúde quanto à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: Estudo descritivo-analítico e transversal, desenvolvido com 108 alunos matriculados nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina de uma Universidade pública. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e março de 2019 por meio da autoaplicacão de um questionário e na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Resultados: O contato com a temática durante a formação ocorreu predominantemente a partir de disciplinas específicas. 82 alunos (75,93%) acreditam que as informações acerca do tema fornecidas na graduação são suficientes. 42 alunos (38,90%) sugeriram abordar o tema em disciplinas regulares ou específicas. Conclusão: Conhecer os aspectos da formação de alunos da área da saúde quanto à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis, permite o desenvolvimento de estratégias de revisão dos currículos, a fim de promover uma competente atuação frente ao tema.
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