Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306Resumo
Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos.
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- 2021-06-01 (2)
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