Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-06-02. Leia a versão mais recente.

Fisrt aid training for teachers and employees / Capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários do ensino fundamental e médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9649

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Professores, Educação em saúde, Enfermagem, Emergências.

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de capacitação para professores e funcionários em primeiros socorros. Métodos: estudo de intervenção de pré e pós-teste, aprovada pelo Comitê de Ética, sob o número 73523117.4.0000.5231. Participaram da pesquisa 34 trabalhadores, com idade de 37 a 70 anos. Resultados: no pré-teste, das oito questões de conhecimento em primeiros socorros, cinco delas obtiveram mais erros que acertos, destacam-se um dos temas sobre convulsão, criança inconsciente e hemorragia nasal. Já no pós-teste, todas as questões obtiveram mais acertos que erros, com destaque nos números telefônicos a serem chamados em caso de emergência, um dos temas de convulsão e hemorragia nasal. Conclusão: a capacitação mostrou melhora significativa do pré-teste para o pós-teste, portanto foi eficaz e sugere-se que seja feito treinamento em primeiros socorros anualmente, garantindo a proteção dos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cândida Martins Grossi Moreira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, departamento de Enfermagem e enfermagem.

Isabela Bossi Faleiros, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, residente em cuidados intensivos na Irmandade da Santa Casa de Londrina - ISCAL.

Andreia Bendine Gastaldi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, doutora em enfermagem, docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, enfermagem.

Benedita Gonçales de Assis Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, doutora em enfermagem, docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, enfermagem.

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, doutora em enfermagem, docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, enfermagem.

Referências

Adib-Hajbaghery M, Kamrava Z. Iranian teachers' knowledge about first aid in the school environment. Chin J Traumatol. 2019. [cited 2020 jun 29]; 22(4). Available from: https://doi.org/10.1016/j.cjtee.2019.02.003.

Matos DON, Souza RS, Alves SM. Inclusão da disciplina de primeiros socorros para alunos do ensino básico. R. Interd. [Internet]. 2016. [acesso em 29 de junho 2020]; 9(3). Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/923/pdf_354

BRASIL. Lei n. 10.747, de 31 de agosto de 2009. Torna obrigatório a instalação de Sistema de Posicionamento Global (GPS) em todas as ambulâncias que executam ou exploram o serviço de urgência e emergência e dá outras providências. Portal da Legislação: Leis Ordinárias. 2009. Disponível em: http://leismunicipa.is/jrcln

Cabral EV, Oliveira MF de. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Ensino, Saúde e Ambiente. [Internet]. 2017. [acesso em 29 de junho 2020]; 10(1). Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21255

Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene. [Internet]. 2017. [acesso em 29 de junho 2020]; 18(3). Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044

Silva LGS, Costa JB, Furtado LGS, Tavares JB, Costa JLD. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enferm. Foco. [Internet]. 2017. [acesso em 29 de junho 2020]; 8(3). Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893

Li F, Sheng X, Zhang J, Jiang F, Shen X. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. Bmc Pediatr. [Internet]. 2014. [cited 2020 jun 29]; 14 (209). Available from: https://doi.org/10.1186/1471-2431-14-209

BRASIL. Lei n. 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Portal da Legislação: Leis Ordinárias. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm

BRASIL. Projeto de Lei PL 9468/2018. Institui a obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada voltados à educação infantil e à educação básica e os estabelecimentos de recreação infantil capacitarem profissionais do seu corpo docente ou funcional em noções básicas de primeiros socorros. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=EBECE0A4E7215071ED74A4C8030A5757.proposicoesWebExterno2?codteor=1639155&filename=PL+9468/2018

Tinoco VA, Reis MMT, Freitas LN. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar. [Internet]. 2014. [acesso em 29 de junho 2020]; 6(7). Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/16

Edu. Vicente Rijo C E Ef M Profis [Internet]. QEdu 2018. [acesso em 29 de junho 2020]; Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/223766-vicente-rijo-c-e-ef-m-profis/sobre

Bisquerra R, Sarriera JC, Matínez F. Introdução à Bioestatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Porto Alegre: Artmed; 2004.

Zavaglia GO. Primeiros socorros em escolas de ensino fundamental: guia de orientações práticas ilustrado para trabalhadores de uma escola municipal de ensino fundamental. [Mestrado em Enfermagem]. São Leopoldo (Brasil): Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2017. [acesso em 29 de junho 2020]. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6361

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. [acesso em 29 de junho 2020]. Disponível em: http://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/26/livro-basico-2016.pdf

Martins AS, Cappelli KA, Jonge AL, Azevedo MW, Santos HM dos, Gomes TM et al. Oficinas de primeiros socorros em crianças com profissionais da educação: um relato de experiência. Raízes e Rumos. [Internet]. 2018. [acesso em 29 de junho 2020]; 6(1).Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/7695

Publicado

2021-05-31 — Atualizado em 2021-06-02

Versões

Como Citar

1.
Martins Grossi Moreira AC, Bossi Faleiros I, Bendine Gastaldi A, Gonçales de Assis Ribeiro B, Aparecida Penha Martins E. Fisrt aid training for teachers and employees / Capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários do ensino fundamental e médio. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de junho de 2021 [citado 13º de novembro de 2024];13:930-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9649

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics