CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE

Autores/as

  • Vanessa Galdino de Paula
  • Luis Carlos Santiago

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317

Resumen

Objetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Galdino de Paula

Enfermeira. Mestre em Enfermagem na Linha de Pesquisa "O Cotidiano da Prática de Cuidar e ser Cuidado, de Gerenciar, de Pesquisar e de Ensinar" do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Enfermagem/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Enfermeira Especialista em Cliente Crítico Cardiológico pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IAVM/Universidade Candido Mendes. Docente do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI). E mail:vanegalpa@yahoo.com.br, Niterói, RJ, Brasil.

Luis Carlos Santiago

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Centro Colaborador para Organização Pan Americana de Saúde-Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Ciências da Enfermagem/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Professor Adjunto nível 3 do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto(UNIRIO). E mail: luisolitrio@yahoo.com.br, Rio de Janeiro /RJ, Brasil.

Publicado

2012-06-19

Cómo citar

1.
Paula VG de, Santiago LC. CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19 de junio de 2012 [citado 22 de noviembre de 2024];4(3):2312-7. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics