WOMEN AND TRADITIONAL MIDWIVES: CARE PRACTICES DURING THE PROCESS OF LABOR AND BIRTH AT HOME
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3206-3220Palabras clave:
Parto domiciliar, mulher, cuidado.Resumen
RESUMO
OBJETIVO: Discutir as práticas de cuidado mais comuns referidas pelas mulheres assistidas pelas parteiras tradicionais em domicílio.
MÉTODOS: Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia a História Oral Temática – HOT.
RESULTADOS: Revelam que na experiência destas colaboradoras assistidas pelas parteiras tradicionais existem os sentimentos de segurança, amparo, em que o ambiente familiar proporciona conforto e tranqüilidade para as gestantes, além da autonomia em escolher a forma de ganhar seu filho, uma vez que elas assumem seus papéis como protagonistas deste processo.
CONCLUSÃO: Logo, percebemos a necessidade de agregar o saber científico com o popular, aliando a tecnologia à experiência do vivido, contribuindo para uma reflexão em busca de novos sentidos e significados neste momento tão especial de dar à luz.
DESCRITORES: Parto domiciliar, mulher, cuidado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.