Quality indicators in support of intravenous therapy in a university hospital: a contribution of nursing

Autores/as

  • Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco Universidade Federal Fluminense
  • Rosângela de Mattos Pereira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2277-2286

Palabras clave:

Unidades de Terapia Intensiva, Segurança do Paciente, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem

Resumen

Objetivos: compreender os indicadores de qualidade da assistência de terapia intravenosa na unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital universitário. Métodos: estudo descritivo não experimental, com abordagem quantitativa na UTI Neonatal de um Hospital Universitário, por intermédio de um questionário sistematizado sobre o protocolo da assistência intravenosa: acesso venoso periférico, PICC e cateter umbilical. Foi realizado tratamento estatístico, onde os dados foram agrupados e processados no programa Microsoft Office - Excel e apresentados através de tabelas. O estudo obteve a aprovação do CEP do HUAP/UFF sob Protocolo nº 01660412.9.0000.5243. Resultados: na análise dos dados, os resultados mostraram uma maior necessidade de capacitação técnica e manutenção dos acessos do cateter venosos periférico, PICC, E cateter umbilical. Conclusão: assim, o profissional de saúde deve facilitar e promover a segurança do paciente em prol do seu bem estar e qualidade de vida, evitando os riscos e efeitos adversos.Descritores: Unidades de terapia intensiva, Segurança do paciente, Cuidados de enfermagem, Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil. 

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Doutor, Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense; Presidente da ABENFO-Nacional. Niterói-RJ, Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Mestrando da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil. 

Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre na área Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense,Niterói, Brasil. 

Rosângela de Mattos Pereira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre na área Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense,Niterói, Brasil.

Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda na área Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Publicado

2015-04-01

Cómo citar

1.
Barbosa MT de SR, Alves VH, Rodrigues DP, Branco MBLR, Souza R de MP de, Bonazzi VCAM. Quality indicators in support of intravenous therapy in a university hospital: a contribution of nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de abril de 2015 [citado 6 de julio de 2024];7(2):2277-86. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3551

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics