Abordagem de necessidades de saúde pelo enfermeiro na consulta pré-natal / Approaching health needs by nurse in prenatal consultation
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.524-533Palabras clave:
Cuidado Pré-Natal, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Estratégia Saúde da Família, EnfermagemResumen
Objetivo: Distinguir as necessidades de saúde priorizadas pelo enfermeiro na consulta pré-natal, e caracterizar a especificidade e abrangência das mesmas. Método: Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada em quatro unidades da Estratégia Saúde da Família de Cuiabá-MT, mediante observação participante de 50 consultas de gestantes, análise de 79 registros de enfermagem e análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Nas consultas, os enfermeiros privilegiam a abordagem de necessidades físico-obstétricas. Eventualmente levantam aspectos sociais e psicoemocionais, mas não os abordam como necessidades a serem satisfeitas. Entretanto, as gestantes expressam necessidades sociais, psicoemocionais, de informação, de acesso a tecnologias e de participação familiar na consulta. Apesar do potencial mobilizador destas últimas necessidades, elas não chegam a modificar o que recebe atenção na consulta. Conclusão: É preciso investir na melhoria dos processos de trabalho da atenção básica, na ampliação de suas ações, e na formação e educação dos enfermeiros, tendo em perspectiva a abordagem de necessidades abrangentes no pré-natal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.