The Experiences of Pregnant Adolescents’ Relatives Regarding The Early Pregnancy in Montes Claros/MG Municipality / Experiência de Familiares de Adolescentes Grávidas Quanto a Gestação Precoce no Município de Montes Claros/MG
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.840-846Palabras clave:
Adolescência. Sexualidade. Gravidez na Adolescência. Família.Resumen
Objetivo: Conhecer as experiências de familiares de adolescentes grávidas assistidas pelas ESF do município de Montes Claros/MG, acerca da gestação precoce. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual foram entrevistados 10 familiares de adolescentes grávidas. Resultados: Percebe-se com a pesquisa que os familiares referem a sexualidade como ato sexual somente. Os entrevistados relacionam a gestação precoce à vários fatores. A aceitação da gravidez é referida como positiva, mesmo quando inesperada. Conclusão: As condutas adotadas transitam desde o aconselhamento até a oferta de apoio familiar, mas quase sempre designando a responsabilidade para as adolescentes. O sentimento predominante é o de conformismo, devido à precocidade da gestação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.