OCCUPATIONAL HEALTH: PREVENTION OF ACCIDENTS IN EMERGENCY

Autores/as

  • Viviane Euzebia Pereira Santos Univasf
  • Márgila Selma Alves dos Santos Univasf
  • Ana Cleide Silva Dias Univasf
  • Kamila Maria Souza Aires Alencar Univasf
  • Adriana Gonçalves de Barros Univasf

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2528-2535

Palabras clave:

emergência, enfermagem, prevenção, acidentes

Resumen

Resumo: Objetivo:descrever como os trabalhadores de enfermagem da emergência conceituam segurança do trabalhador e de que forma previnem os acidentes de trabalho.Métodos: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 15 membros da equipe de enfermagem de uma emergência em Petrolina-PE, no período de 02 de março a 30 de abril de 2010. A pesquisa foi aprovada pelo CEP do IMIP, sob nº 1692. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados:obteve-se 02 categorias de análise: Segurança do trabalhador no ambiente de trabalho e Prevenção de acidentes de trabalho. Conclusão:constatou-se que é preciso conscientizar os profissionais sobre os riscos laborais e o uso adequado dos EPI’s para a prevenção de agravos à saúde do trabalhador.

 


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Euzebia Pereira Santos, Univasf

 

Objetivo: Descrever como os trabalhadores de enfermagem da emergência conceituam segurança do trabalhador e de que forma previnem os acidentes de trabalho. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 15 membros da equipe de enfermagem de uma emergência em Petrolina-PE, no período de 02 de março a 30 de abril de 2010. A pesquisa foi aprovada pelo CEP do IMIP, sob nº 1692. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obteve-se 02 categorias de análise: Segurança do trabalhador no ambiente de trabalho e Prevenção de acidentes de trabalho. Conclusão: Constatou-se que é preciso conscientizar os profissionais sobre os riscos laborais e o uso adequado dos EPI’s para a prevenção de agravos à saúde do trabalhador.

Márgila Selma Alves dos Santos, Univasf

Enfermeira pela Univasf

Ana Cleide Silva Dias, Univasf

Kamila Maria Souza Aires Alencar, Univasf

Adriana Gonçalves de Barros, Univasf

Publicado

2011-10-18

Cómo citar

1.
Santos VEP, dos Santos MSA, Dias ACS, Alencar KMSA, de Barros AG. OCCUPATIONAL HEALTH: PREVENTION OF ACCIDENTS IN EMERGENCY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18 de octubre de 2011 [citado 23 de noviembre de 2024];3(4):2528-35. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1493

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics