Physical cardiorespiratory examination: knowledge of nursing students

Autores/as

  • Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Karoline de Lima Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Jiovana de Souza Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Patrícia da Cruz Araruna CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Marcella Costa Souto Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Mayara Muniz Dias Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1967-1974

Palabras clave:

Exame Físico, Conhecimento, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório.

Resumen

Objetivo: detectar o conhecimento de acadêmicos do curso de enfermagem sobre o exame físico cardiorrespiratório. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo, amostra 144 estudantes de enfermagem de João Pessoa/Paraíba. Aplicou-se um questionário objetivo em setembro/outubro 2011, analisado pela estatística descritiva: frequência e percentual. Resultados: Identificaram-se as seguintes lacunas: localização da ausculta cardíaca 74(51,4%); parâmetros referentes à normorcadia e bradipnéia 112(77,8%); valores normais para pressão arterial sistólica e diastólica 133(92,4%); cuidados na verificação da pressão arterial 83(57,6%); sons e características da percussão torácica 108(75%); diferença da pressão arterial nos dois membros superiores 88(61,1%). Conclusão: O exame físico cardiorrespiratório não se configura como realidade dos estudantes de enfermagem, há ruptura no conhecimento que influenciam nos determinantes de saúde dos pacientes.

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Biografía del autor/a

Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais. João Pessoa/PB,Brasil.

Karoline de Lima Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais.Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB,Brasil

Jiovana de Souza Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Graduanda em Enfermagem. Centro Universitário de João Pessoa/PB,Brasil. Integrante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais. João Pessoa/PB,Brasil. 

Patrícia da Cruz Araruna, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Enfermeira. Doutoranda em Neurociência pela Universidade do Pacífico(REMH). João Pessoa/PB,Brasil

Marcella Costa Souto Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB,Brasil. 

Mayara Muniz Dias Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais.João Pessoa/PB,Brasil

Publicado

2015-01-01

Cómo citar

1.
de Araújo Patrício ACF, Alves K de L, Santos J de S, Araruna P da C, Duarte MCS, Rodrigues MMD. Physical cardiorespiratory examination: knowledge of nursing students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2015 [citado 22 de noviembre de 2024];7(1):1967-74. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3525

Número

Sección

Artículo original

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