O papel do agente comunitário de saúde no fortalecimento da educação popular em saúde The role of the community health worker to strengthen popular education in health

Autores/as

  • Helena Maria Scherlowski Leal David Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.371-378

Palabras clave:

Agentes Comunitários de SAúde, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Objetivo: Refletir e discutir o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) como educador popular. Métodos: pesquisa qualitativa, centrada na concepção da pesquisa-ação, utilizando procedimentos de grupo-focal, oficinas e análise de conteúdo. Os sujeitos desse estudo foram 14 ACS de duas Áreas Programáticas do Município do Rio de Janeiro, em grupo focal realizado em novembro de 2010. Resultados: A análise evidenciou que o ACS desenvolve práticas com base em pressupostos da Educação Popular em Saúde, permeadas de modo ambíguo por uma concepção normativa e bancária de educação,  como forma de reconhecimento e valorização dentro da equipe. Conclusão: O ACS possui um potencial educativo capaz de contribuir para a efetivação das ações da Atenção Básica. Para isso, deve buscar sua qualificação profissional e fortalecimento coletivo, e refletir criticamente sobre as contradições do seu trabalho.

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Biografía del autor/a

Helena Maria Scherlowski Leal David, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Doutora em Ciëncias, Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, 2001.

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

1.
David HMSL. O papel do agente comunitário de saúde no fortalecimento da educação popular em saúde The role of the community health worker to strengthen popular education in health. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11 de abril de 2017 [citado 6 de julio de 2024];9(2):371-8. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4936

Número

Sección

Artículo original

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