Nurses’ understanding of newborn care in oxygen therapy / Compreensão do enfermeiro sobre o cuidado ao recém-nascido em oxigenoterapia
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.31-39Palabras clave:
Oxigenoterapia, Assistência, Recém-nascido, EnfermeirosResumen
Objetivo: Analisar a compreensão do enfermeiro sobre a assistência prestada ao recém-nascido em oxigenoterapia na Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários e Intensivos. Método: Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 16 enfermeiros da Unidade Neonatal de um hospital público de Petrolina/PE, em dezembro de 2015 a janeiro de 2016, através de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo temática. Resultados: Os enfermeiros compreendem o que se configura como oxigenoterapia, suas indicações, finalidades e possíveis complicações associadas, bem como os principais cuidados de enfermagem que devem ser direcionados aos recém-nascidos em terapia com oxigênio suplementar. Conclusão: A qualificação e a habilidade do enfermeiro que assiste ao recém-nascido em uso de oxigenoterapia, dentro da Unidade Neonatal, é imprescindível na garantia de uma assistência segura, na identificação precoce dos sinais de adversidade e na prevenção de possíveis complicações.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.