National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Ensino, Sistema Único de Saúde, Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Pereira Martins, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Maria Aparecida Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros
(UNIMONTES), Montes Claros- Minas Gerais - Brasil

Cassio de Almeida Lima, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros- Minas Gerais - Brasil.

Edvane Birelo Lopes de Domenico, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP) - Brasil.

 

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Brasília (DF): Ministério da Educação e Cultura; 2001.

Ribeiro JP, Tavares M, Esperidião E, Munari DB. Análise das diretrizes curriculares: uma visão humanista na formação do enfermeiro. Rev Enferm UERJ [internet] 2005 [acesso em 27 dez 2018]; 13(3): 403-9. Available at: http://www.facenf.uerj.br/

v13n3/v13n3a17.pdf

Lopes Neto D, Teixeira E, Vale EG, Cunha FS, Xavier IM, Fernandes JD, et al. Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem. Rev Bras Enferm [internet] 2008 [acesso em 27 dez 2018]; 61(1):46-53. Available at: http://www.

scielo.br/scielo.php?pid=S003471672008000100007&script=sci_abstract&tlng=pt

Pereira IDF, Lages I. Diretrizes curriculares para a formação de profissionais de saúde: competências ou práxis? Trab Educ Saúde [internet] 2013 Jan [acesso em 27 dez 2018];11(2):319-338. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=

S198177462013000200004&script=sci_abstract&tlng=pt

Mourão LC, L’abbate S. Implicações docentes nas transformações curriculares da área da saúde: uma análise sócio-histórica. Braz J Nurs [internet] 2011 set-dez [acesso em 27 dez 2018];10(3). Available at: http://www.objnursing.uff.br/

index.php/nursing/article/viewFile/3423/1136

Therien SMN, Barreto MC, Almeida MI, Moreira TMM. Formação profissional: mudanças ocorridas nos cursos de enfermagem, Ceará, Brasil. Rev Bras Enferm [internet] 2008 Jun [acesso em 27 dez 2018];61(3):354-60. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672008000300013&script=sci_abstra

ct&tlng=pt

Vasconcelos CMCB, Backes VMS, Gue JM. Avaliação no ensino de graduação em enfermagem na America Latina: uma revisão integrativa. Enferm Glob [internet] 2011 Jul [acesso em 27 dez 2018]; 23: 118-139. Available at: file:///C:/Users/

(%C2%BA_%C2%BA)/Downloads/131421-Texto%20del%20art%C3%ADculo-508021-1-10-20110622.pdf

Reibnitz KS, Kloh D, Corrêa AB, Lima MM. Reorientação da formação do enfermeiro: análise a partir dos seus protagonistas. Rev Gaúcha Enferm [internet] 2016 [acesso em 27 dez 2018];37 (esp): e68457. Available at: http://www.scielo.br/

scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000500403&lng=en

Lima MM, Reibnitz KS, Kloh D, Vendruscolo C, Corrêa AB. Diálogo: rede que entrelaça a relação pedagógica no ensino prático-reflexivo. Rev Bras Enferm [internet] 2016 jul-ago [acesso em 27 dez 2018];69(4):654-61. Available at: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n4/0034-7167-reben-69-04-0654.pdf

Araújo EAG, Barbosa VB. Desafios na implementação do currículo por competências. Rev Bras Enferm [internet] 2004 jun [acesso em 27 dez 2018];57(3):364-5. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000300023&lng=en

Silva EA da, Romanini AV. A formação do profissional da saúde na perspectiva da semiótica. CASA [Internet]. 2014[acesso em 27 dez 2018] ;12 (2): 103-127. Available at: http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/7200/5278

Álvarez CA. “¿Qué Sabemos de la Relación entre la Teoría y la Práctica en la Educación?”. Revista Iberoamericana de Educación Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI- -CAEU). 2012; 60(2): 1-11.

Bagnato MHS, Rodrigues, R. M. “Diretrizes Curriculares da Graduação de Enfermagem: Pensando Contextos, Mudanças e Perspectivas”. Rev bras enferm [internet] 2007 out [acesso em 27 dez 2018] ;60(5):510. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672007000500005&script=sci_abstrac

t&tlng=pt

Barbosa SS, Kreusch PS, Lenz JR, Ilha P. A realidade das atividades teórico-práticas na visão de acadêmicas de enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE [internet] 2017 jan [acesso em 27 dez 2018];11(Supl. 1):442-8. Available at: file:///C:/Users/(%C2%BA_%C2%BA)/Downloads/13574-34724-1-PB%20(1).pdf

Silva EA. A Relação Teoria-Prática em um Curso de Pós-Graduação em Enfermagem. Relatório de pesquisa (Pós-doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-Brasil, 2013.

Silva MJ, Sousa EM, Freitas CL. Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica. Rev Bras Enferm [internet] 2011[acesso em 27 dez 2018]; 64(2): 315-21. Available at: http://www.scielo.

br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000200015

Silva EA, Narchi NZ, Belli MAJ, Trintinália MMJ, Teixeira N. Inovando o Trabalho de Campo com a Articulação entre Teoria e Prática: as Disciplinas do Curso de Obstetrícia. Rev Grad USP [internet] 2017[acesso em 27 dez 2018]; 2(2). Available at: http://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123880

Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, et al. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Rev Bras Enferm [internet] 2010[acesso em 27 dez 2018];63(4):555-60. Available at: http://www.scielo.br

/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400009

Meyer DEE, Kruse MHL. Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão. Rev Bras Enferm [internet] 2003[acesso em 27 dez 2018];56(4):335-9. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-7167

&script=sci_abstract&tlng=pt

Fernandes JD, Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm [internet] 2013 set [acesso em 27 dez 2018];66(n. esp.):95-101. Available at: http://www.scielo.

br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea13.pdf

Niemeyer F, Silva KS, Kruse MHL. Diretrizes Curriculares de Enfermagem: governando corpos de enfermeiras. Texto & contexto enferm [internet] 2010 [acesso em 27 dez 2018];19(4):767-73. Available at: http://www.scielo.br/scielo.

php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400021

Mourão LC, Martins RCB, Vieira CM, Rossin E, L’Abbate S. Análise institucional e educação: reforma curricular nas universidades públicas e provada. Educ Soc [internet] 2007 [acesso em 27 dez 2018];28(98):181-210. http://www.scielo.br/scie

lo.php?pid=S0101-73302007000100010&script=sci_abstract&tlng=pt

Soriano ECI, Peres CRFB, Marin MJS, Tonhom SFR. Os cursos de enfermagem frente às diretrizes curriculares nacionais: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE [internet] 2015 [acesso em 27 dez 2018];9(supl. 3):7702-9. Available at: https://periodicos.

ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/10511/11390

Ferreira RGS, Nascimento JL. ENSINO E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E BASES LEGAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Professare [internet] 2017 [acesso em 27 dez 2018];6(2):53-68. Available at: https://periodicos.uniarp.edu.br/professare/article/view/1117/641

Fernandes JD. Expansão de cursos/vagas de Graduação em Enfermagem e a qualidade do processo de formação da(o) enfermeira(o). Rev Bras Enferm [internet] 2012 [acesso em 27 dez 2018];65(3):395-6. Available at: http://www.scielo.br/

pdf/reben/v65n3/v65n3a01.pdf

Makuch DMV, Zagonel IPS. Abordagem pedagógica na implementação de programas curriculares na formação do enfermeiro. Esc Anna Nery [internet] 2017 [acesso em 27 dez 2018];21(4):e20170025. Available at: http://www.scielo.br/pdf/ean/

v21n4/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2017-0025.pdf

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Pereira Martins AC, Vieira MA, de Almeida Lima C, Birelo Lopes de Domenico E. National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];12:1099-104. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics