The Celiac Disease Impact Towards The Adults’ Life Quality / Repercussões da Doença Celíaca na Qualidade de Vida de Sujeitos Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.809-815

Palavras-chave:

Doença celíaca, Glúten, Adulto, Qualidade de vida, Equipe multiprofissional

Resumo

Objetivo: compreender as repercussões que a Doença Celíaca acarreta na qualidade de vida do sujeito adulto, por meio de uma revisão integrativa. Método: revisão integrativa, com buscas nas bases de dados LILACS, BVS, SciELO, MEDLINE, CINHAL e portal de periódicos CAPES, com seleção de artigos publicados entre 2006 e 2017.Resultados: Foram analisados 20 artigos ao final na íntegra. Pautada nas etapas de análise de conteúdo, três categorias emergiram: Práticas alimentares do adulto com Doença Celíaca; Qualidade de vida do adulto com Doença Celíaca; Importância da equipe multiprofissional de saúde no diagnóstico e acompanhamento do adulto com Doença Celíaca. Conclusão: A perspectiva de que a ciência encontre outros meios de tratamento, além da dieta restritiva e/ou a indústria se adeque às necessidades dos sujeitos adultos, por meio da oferta de produtos de qualidade e baixo custo, para o acesso inclusivo e sociável, diminuindo o sofrimento gerado pela doença. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Kelly Santos Amparo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB. Bahia(BA), Brasil. Pós-graduanda em Auditoria em Enfermagem pelo Instituto Graduarte. Enfermeira assistencialista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital INCAR-BA.

Claudia Feio da Maia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB.

Enfermeira graduada pela Universidade Católica de Salvador/Ucsal, Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UERJ, Professora Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB-BA.

Jorge Sadao Nihei, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB

Biólogo graduado pela Universidade de São Paulo/USP, Mestrado e Doutorado em Imunologia celular e patologia experimental pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM) – Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB-BA.

Rebeca Araújo Passos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB

Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, Mestra em Alimentos, nutrição e saúde pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB-BA.

Carolina Gusmão Magalhães, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB

Nutricionista graduada pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Mestra em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB-BA.

Aline Dantas da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB-BA.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Santos Amparo GK, Feio da Maia Lima C, Sadao Nihei J, Araújo Passos R, Gusmão Magalhães C, Dantas da Silva A. The Celiac Disease Impact Towards The Adults’ Life Quality / Repercussões da Doença Celíaca na Qualidade de Vida de Sujeitos Adultos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 21º de julho de 2024];11(3):809-15. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7000

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics