La posibilidad de enseñar filosofía con cómics.
"Los mutantes han invadido el aula"
Palabras clave:
Palavras Chave: Ensino de filosofia; Quadrinhos; Filosofia Pop; Material didático.Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo discutir la forma en que se trabaja el cómic en la enseñanza de la filosofía, ya sea como una “mera ilustración” o en la promoción de una verdadera asociación entre conceptos e imágenes. Además, seguiremos el relato de una experiencia con la adaptación de los X-Men para una discusión sobre intolerancia y diversidad con adolescentes de secundaria, trabajo que consideró los presupuestos de la Filosofía Pop como reflexión para una nueva mirada a esta didáctica. recurso en el aula de clase. Palabras llave: Enseñanza de la filosofía; historietas; Filosofía popular; Material didácticoDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leandroraphaelvicente Raphael Vicente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.