Métodos tradicionais de avaliação do consumo alimentar e dietético são aplicáveis em pessoas com deficiência visual?
Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a capacidade autorreferida de pessoas com deficiência visual de informar detalhes sobre a própria alimentação, inerentes aos métodos tradicionais de avaliação do consumo alimentar e dietético. Método: Por meio de entrevista, foram investigados aspectos socioeconômicos e demográficos e relacionados à deficiência visual. Questionou-se a capacidade de informar com precisão, e sem o auxílio de outras pessoas, os seguintes aspectos relacionados aos alimentos consumidos: frequência, quantidade, tipo, forma de preparo, ingredientes presentes nas preparações. Resultados: Dentre os participantes (n=98), a maioria era adulta (84,7%), do sexo masculino (57,1%), com baixa visão (54,1%) e possuía deficiência visual há mais da metade de sua vida (58,2%). As dificuldades mais frequentes foram relatar a quantidade (17,3%) e a frequência de consumo dos alimentos (16,3%), bem como apontar os ingredientes das preparações (14,3%). Pessoas com cegueira e que possuíam a deficiência visual por mais da metade da vida relataram mais dificuldade em informar a quantidade dos alimentos (24,4% e 24,6% respectivamente). Conclusão: Elevada proporção de participantes considerou-se incapaz de informar detalhes relevantes sobre própria alimentação, o que limita o uso dos métodos tradicionais de avaliação do consumo alimentar em pessoas com diferentes graus de deficiência visual.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.