FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO ALIMENTAR DE BRASILEIROS RESIDENTES DA REGIÃO SUDESTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO ALIMENTAR NA PANDEMIA
Abstract
A pandemia da Covid-19 e as medidas adotadas para o seu controle implicaram diversos aspectos das sociedades, em especial no Brasil, que já apresentava uma crise política, social e econômica instalada. Devido a importância do tema, objetivou-se identificar fatores associados ao consumo alimentar de brasileiros residentes na região sudeste do Brasil, durante a pandemia. Foi realizada uma pesquisa online com 341 indivíduos. A maioria dos indivíduos identificou mudança na alimentação (79,65%), 56,07% sentiram dificuldade em comprar alimentos devido ao aumento do preço e 97,83% dos indivíduos tiveram aumento dos gastos com alimentação. Dos respondentes, as mulheres foram as principais responsáveis pela decisão de compra de alimentos no domicílio (35,93%) e também as mais prejudicadas pela diminuição da renda familiar durante a pandemia da Covid-19 (45,19%). Destaca-se ainda o consumo de entregas (delivery) pelos respondentes. Portanto, o consumo alimentar de brasileiros durante a pandemia sofreu alterações significativas, em um momento no qual a Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil é crescente, lamentavelmente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.