EFEITO NEFROPROTETOR DA NIGELLA SATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Abstract
Objetivo: Essa revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo verificar o efeito nefroprotetor da Nigella sativa. Metodologia: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Medline/PubMed, Web of Science, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de elegibilidade foram ensaios clínicos ou pré-clínicos in vivo, que avaliaram o efeito nefroprotetor da Nigella sativa por meio de marcadores bioquímicos. Foram incluídos na meta-análise os estudos com os mesmos modelos animais, componentes da Nigella sativa e desfechos e que apresentaram valores numéricos. Resultados: Foram incluídos 34 estudos pré-clínicos e dois ensaios clínicos. Ambos os ensaios clínicos demonstraram o efeito nefroprotetor do óleo de Nigella sativa em pacientes com doença renal crônica. Cinco estudos pré-clínicos avaliaram a doença renal do diabetes e todos observaram melhora dos parâmetros bioquímicos de avaliação da função renal. Dentre os 29 estudos que avaliaram a lesão renal induzida por medicamento nefrotóxico ou induzida por isquemia/reperfusão ou sepse, 27 observaram melhora dos marcadores bioquímicos renais. As meta-análises confirmaram que o emprego da Nigella sativa promove melhoras significativas dos parâmetros bioquímicos de avaliação da função renal em pacientes com doença renal crônica e em modelos animais de nefropatia induzida por cisplatina, gentamicina, doxorrubicina e isquemia/reperfusão. Conclusão: A Nigella sativa apresenta efeito nefroprotetor em diferentes modelos animais de nefropatia e em seres humanos. Com isso, a sua utilização se torna promissora como adjuvante no tratamento da doença renal crônica e na atenuação da nefropatia induzida pelo uso de medicamentos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.