ANÁLISE DO PROGRAMA RENASCER, HUGG, UNIRIO, SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Abstract
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), também, compreende a realização de ações fundamentais para promover melhores condições de saúde e bem-estar do idoso. O presente trabalho teve como objetivo analisar o Programa Renascer, sob a ótica da SAN. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo descritivo, a partir do método da análise documental dos documentos oficiais do Programa. Foram construídas categorias analíticas identificadas no relatório final da V Conferência Nacional de SAN. A frequência da temática de SAN nos documentos oficiais do Programa revelou que 45% dos descritores possuem uma forte presença; 9% presença moderada e 45% encontram-se ausentes. Em relação as dimensões de SAN, 80% dos descritores da dimensão nutricional encontraram-se presentes nos documentos, comparados a 33% da dimensão alimentar. Apesar dos diversos temas inexplorados da dimensão alimentar, foi observado que o Programa oferece cobertura de 54% dos temas relacionados a SAN, fato que se torna relevante, pois a criação do Renascer não foi planejada para atender o abrangente conceito de SAN. Concluiu-se que o Programa é um importante instrumento para a SAN dos idosos participantes, pois suas ações, contemplam questões sobre práticas alimentares saudáveis, cidadania e direitos humanos, que estão inseridas no conceito de SAN.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.