Bioactive profile of a spray-dried supplement of fruits and vegetables and its residues: a full and sustainable exploitation
Resumen
As perdas e desperdícios de alimentos ao longo da cadeia alimentar representam um grande problema para a maioria dos países. Na América Latina, frutas e vegetais são a segunda maior comodity produzida, com quase 50% de todos os produtos desperdiçados antes de chegar ao consumidor. A maioria das partes não comestíveis de frutas e vegetais são fontes importantes de compostos bioativos. Assim, a exploração integral de frutas e vegetais tem sido incentivada nos últimos anos para promover uma cadeia alimentar mais sustentável. O objetivo deste estudo foi determinar o teor de compostos fenólicos totais por Folin-Ciocalteau, e identificar e quantificar os compostos fenólicos os carotenoides por HPLC-DAD, de um suplemento de frutas e vegetais (FVS), um produto alimentício atomizado por spray-drier e seu resíduo (FVR), destacando a possibilidade de exploração integral dos alimentos. Os resultados demonstraram que a FVS e a FVR apresentam principalmente ácidos fenólicos e uma atividade antioxidante significativa. Os principais fenólicos presentes na FVS foram o ácido p-coumarico (1342,74 mg.Kg-1) e o ácido sinapínico (1183,85 mg.Kg-1). O p-coumaric também foi o principal fenólico encontrado na FVR (1348,57 mg.Kg-1), seguido pelo ácido 4-hidroxibenzóico (858,02 mg.Kg-1) e ácido vanílico (606,76 mg.Kg-1). Verificou-se que o β-caroteno estava presente predominantemente no suplemento (486 ± 19,09 µg.100g-1) e no resíduo (1317 ± 207 µg.100g-1). Quantidades menores de outros carotenoides e compostos fenólicos também foram observadas, indicando que esse resíduo poderia ser uma fonte valiosa de fitoquímicos. Concluiu-se que tanto o FVS quanto o FVR são fontes importantes de uma ampla gama de compostos fenólicos e de uma quantidade significativa de carotenoides.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.