O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DE UM MONITOR-DISCENTE: UM RELATO DE CASO

Autores/as

Resumen

A prática da monitoria acadêmica objetiva oportunizar o aprimoramento de habilidades que são intrínsecas à docência e, além disso, possibilita ao acadêmico-monitor o aprofundamento dos conhecimentos na área da disciplina a qual exerce a monitoria. A monitoria atua como uma ferramenta ágil e eficiente na consolidação dos assuntos abordados durante a ministração de uma determinada disciplina. Entretanto, diante do cenário conturbado provocado pela pandemia de Covid-19, as aulas, outrora presenciais, precisaram estabelecer novos métodos de desenvolvimento. Para a realização deste artigo, optou-se por um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de um discente-monitor da disciplina de Ambiente e Saúde. Essa ressignificação proporcionada pela pandemia, pode ser a chave para fortalecer os laços entre alunos e professores e, juntos, galgarem a longa jornada do sucesso acadêmico e, consequentemente, profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Arouca Gomes Gibaldi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Gestão Pública pela UNIFAVIP (Wyden) e Bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 2019, sob a supervisão da Prof. Dr. Michelle Teixeira Teixeira, fui bolsista do Núcleo de Integração e Divulgação Acadêmica da Escola de Nutrição (NIDEN). Fui aluno de Iniciação Científica no Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA-UFRJ), sob supervisão da Prof. Dr. Maria Inês Bruno Tavares (atual diretora do Instituto). Orientado pela Prof. Dr. Mariana Leal Rodrigues, auxiliei na produção de conteúdo para o blog Comunicação e Saúde, abordando temas que variavam desde política aos direitos à saúde. De 2019 a 2020, comecei a participar do Núcleo de Estudos em Cuidados Intermediários e Redes de Atenção à Saúde (NECIRAS/CNPq-UFF), orientado pelo Prof. Dr. Túlio Batista Franco. Não obstante, ainda em 2020, fui selecionado para o Programa de Voluntariado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de disseminar informações confiáveis à população e promover os direitos de crianças e adolescentes. Atualmente sou monitor das disciplinas de Epidemiologia e Ambiente e Saúde, ambas orientadas pela Prof. Dr. Cristiane de Oliveira Novaes. No que tange à educação e garantia dos direitos político-sociais do corpo discente, atuo como Diretor de Comunicação do Diretório Acadêmico Dante Costa (DADC) da Escola de Nutrição da UNIRIO.

Citas

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições. v. 27, n.1, p.133-153, jan./abr., 2016.

TAVARES, J. Formação e inovação no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2003.

SANDHU, Preeti; WOLF, Maisie de. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 1-3, 1 jan. 2020.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, ano 3, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/arti-cle/view/567/461. Acesso em: 29 dez. de 2020.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. Bras. Estud. Pedag. 2014; 95(241): 567-89.

Publicado

2022-12-21