O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DE UM MONITOR-DISCENTE: UM RELATO DE CASO
Résumé
A prática da monitoria acadêmica objetiva oportunizar o aprimoramento de habilidades que são intrínsecas à docência e, além disso, possibilita ao acadêmico-monitor o aprofundamento dos conhecimentos na área da disciplina a qual exerce a monitoria. A monitoria atua como uma ferramenta ágil e eficiente na consolidação dos assuntos abordados durante a ministração de uma determinada disciplina. Entretanto, diante do cenário conturbado provocado pela pandemia de Covid-19, as aulas, outrora presenciais, precisaram estabelecer novos métodos de desenvolvimento. Para a realização deste artigo, optou-se por um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de um discente-monitor da disciplina de Ambiente e Saúde. Essa ressignificação proporcionada pela pandemia, pode ser a chave para fortalecer os laços entre alunos e professores e, juntos, galgarem a longa jornada do sucesso acadêmico e, consequentemente, profissional.
Téléchargements
Références
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições. v. 27, n.1, p.133-153, jan./abr., 2016.
TAVARES, J. Formação e inovação no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2003.
SANDHU, Preeti; WOLF, Maisie de. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 1-3, 1 jan. 2020.
MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, ano 3, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/arti-cle/view/567/461. Acesso em: 29 dez. de 2020.
DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. Bras. Estud. Pedag. 2014; 95(241): 567-89.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.