O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DE UM MONITOR-DISCENTE: UM RELATO DE CASO

Auteurs

Résumé

A prática da monitoria acadêmica objetiva oportunizar o aprimoramento de habilidades que são intrínsecas à docência e, além disso, possibilita ao acadêmico-monitor o aprofundamento dos conhecimentos na área da disciplina a qual exerce a monitoria. A monitoria atua como uma ferramenta ágil e eficiente na consolidação dos assuntos abordados durante a ministração de uma determinada disciplina. Entretanto, diante do cenário conturbado provocado pela pandemia de Covid-19, as aulas, outrora presenciais, precisaram estabelecer novos métodos de desenvolvimento. Para a realização deste artigo, optou-se por um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de um discente-monitor da disciplina de Ambiente e Saúde. Essa ressignificação proporcionada pela pandemia, pode ser a chave para fortalecer os laços entre alunos e professores e, juntos, galgarem a longa jornada do sucesso acadêmico e, consequentemente, profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Matheus Arouca Gomes Gibaldi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Gestão Pública pela UNIFAVIP (Wyden) e Bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 2019, sob a supervisão da Prof. Dr. Michelle Teixeira Teixeira, fui bolsista do Núcleo de Integração e Divulgação Acadêmica da Escola de Nutrição (NIDEN). Fui aluno de Iniciação Científica no Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA-UFRJ), sob supervisão da Prof. Dr. Maria Inês Bruno Tavares (atual diretora do Instituto). Orientado pela Prof. Dr. Mariana Leal Rodrigues, auxiliei na produção de conteúdo para o blog Comunicação e Saúde, abordando temas que variavam desde política aos direitos à saúde. De 2019 a 2020, comecei a participar do Núcleo de Estudos em Cuidados Intermediários e Redes de Atenção à Saúde (NECIRAS/CNPq-UFF), orientado pelo Prof. Dr. Túlio Batista Franco. Não obstante, ainda em 2020, fui selecionado para o Programa de Voluntariado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de disseminar informações confiáveis à população e promover os direitos de crianças e adolescentes. Atualmente sou monitor das disciplinas de Epidemiologia e Ambiente e Saúde, ambas orientadas pela Prof. Dr. Cristiane de Oliveira Novaes. No que tange à educação e garantia dos direitos político-sociais do corpo discente, atuo como Diretor de Comunicação do Diretório Acadêmico Dante Costa (DADC) da Escola de Nutrição da UNIRIO.

Références

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições. v. 27, n.1, p.133-153, jan./abr., 2016.

TAVARES, J. Formação e inovação no Ensino Superior. Porto: Porto Editora, 2003.

SANDHU, Preeti; WOLF, Maisie de. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 1-3, 1 jan. 2020.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, ano 3, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/arti-cle/view/567/461. Acesso em: 29 dez. de 2020.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. Bras. Estud. Pedag. 2014; 95(241): 567-89.

Téléchargements

Publiée

2022-12-21