ESPECIFICIDADES E DIFERENÇAS ENTRE ABORDAGENS DE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR: UMA REVISÃO
Resumen
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa descritiva sobre abordagens de alimentação complementar, compilando suas principais especificidades e diferenças. Métodos: Foi feita uma busca nas bases de dados eletrônicas Google Acadêmico, Biblioteca Virtual da Saúde, PUBMED e Periódicos Capes, utilizando os descritores “Baby-Led Weaning”, "BLW", “alimentação complementar”, “alimentação complementar tradicional”, “desmame”, “Baby-Led Introduction to SolidS”, "BLISS", “alimentação complementar participativa”, combinados entre si pelo uso dos operadores booleanos “AND” e “OR”, no período de fevereiro a março de 2022. Além disso, foram utilizadas publicações referenciais sobre o tema. Resultados: Observou-se que em todas as abordagens há uma adaptação gradativa dos alimentos às necessidades e ao desenvolvimento motor do bebê, todavia o início da introdução dos alimentos não ocorre de maneira idêntica. Da mesma forma, foram identificadas preocupações com: os alimentos oferecidos, o ambiente familiar, o incentivo à autoalimentação e higiene. Entretanto, foram notadas especificidades em relação a essas preocupações. Por fim, verificou-se na literatura a descrição de vantagens e desvantagens para todas as abordagens. Conclusão: As abordagens de alimentação complementar apresentaram especificidades, similaridades, vantagens e desvantagens, e não existem evidências sobre uma delas ser considerada mais adequada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.