Ingestão de vitamina D, fatores relacionados ao seu metabolismo e ao risco para sua deficiência em portadores de lúpus eritematoso sistêmico (LES)
Résumé
Introdução: Pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) apresentam múltiplos fatores de risco de deficiência de vitamina D [25(OH)D]. Objetivo: Verificar a ingestão de vitamina D, fatores relacionados ao seu metabolismo e ao risco para sua deficiência, e sua associação com PTH sérico em portadores de LES; adicionalmente suscitar insights com base nas evidências científicas. Material e métodos: Estudo transversal, no qual portadores de LES foram agrupados segundo níveis de paratormônio (PTH) e verificada a sua associação com cálcio e fosfato séricos e urinários, fatores de risco para deficiência de [25(OH)D] e ingestão de vitamina D e cálcio, dados estes obtidos por inquéritos dietéticos (ID) adotando-se p≤0,05. Resultados: Estudaram-se 18 mulheres, com 39,72± 9,76 anos. Os 72 ID avaliados revelaram média de ingestão deficiente de vitamina D (1,8μg=18,5% das Dietary References Intake - DRIs) e cálcio (387-316mg; 31,6-48,3% das DRIs), correspondendo ao p250 de ingestão das mulheres brasileiras. Não se verificou associação entre PTH e dados bioquímicos, dietéticos, nem com os fatores de risco para deficiência de vitamina D. Conclusão: A ingestão alimentar de vitamina D e cálcio nas portadoras de LES estudadas foi deficiente, aquém do recomendado pelas DRIs e compatível com dados mundiais, populacionais de mulheres brasileiras e oriundos de estudos nacionais com mulheres portadoras de LES. Não se verificou associação entre PTH e ingestão de vitamina D e cálcio, nem com os outros fatores relacionados ao metabolismo da vitamina D e ao risco para sua deficiência.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.