AVALIAÇÃO DE COLIFORMES FECAIS, SALMONELLA SP. E PARASITOS INTESTINAIS EM HORTALIÇAS DISPONÍVEIS EM BUFFETS DE RESTAURANTES SELF-SERVICE
Resumo
Introdução: As hortaliças são alimentos consumidos preferencialmente crus, o que aumenta o risco de contaminação desses alimentos. Cuidados higiênico sanitários são imprescindíveis evitar doenças causadas por microrganismos patogênicos. Objetivo: avaliar a presença de coliformes fecais, Salmonella sp e parasitos intestinais presentes em amostras de hortaliças disponíveis em restaurantes self service, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Métodos: Análise microbiológica de hortaliças, avaliadas de acordo com os limites de padrão microbiológico e sanitário para hortaliças seguindo o Manual de Métodos Oficiais para Análise de Alimentos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a ISO 6579-1:2017. Para a avaliação parasitológica utilizou-se a técnica de sedimentação espontânea. Resultados: Foram analisadas 10 amostras de hortaliças como Agrião, Alface, Couve e Rúcula de diferentes buffets. Destas, 100% apresentaram coliformes totais, 60% apresentaram coliformes termotolerantes acima dos limites estabelecidos pela legislação e 30% das amostras estavam positivas para Salmonella sp. Para análise parasitológica, das 35 amostras de hortaliças, 5 (14,3%) foram positivas para larvas de Strongyloides stercoralis e cistos de Giardia lamblia. Conclusão: Se faz necessário o persistente monitoramento das boas práticas de higiene para diminuir os riscos de contaminação das hortaliças servidos em restaurantes self service.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.