“BIOHACKING NUDGES” NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ALUNADO COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE
Palavras-chave:
Asperger, Superdotação, Educação especial, Políticas públicas, Paternalismo libertárioResumo
Este artigo visa abordar o “biohacking” como alternativa na formulação de políticas públicas destinadas aos educandos superdotados com Síndrome de Asperger. Inicia apresentando a educação especial como direito social, a superdotação como necessidade educacional específica, a Síndrome de Asperger como um impedimento reconhecido como deficiência e a coexistência entre essas duas condições como problema público complexo. Relaciona o “biohacking” ao paternalismo libertário, expondo a inspiração de ambos no pensamento estoico. Ao fim, elenca “biohacks” enquadráveis na ideia de “nudge”, concluindo pela conveniência de seu emprego nos serviços de atendimento educacional especializado. Trata-se de pesquisa exploratória e qualitativa, com ênfase na coleta de dados e na revisão bibliográfica.
Downloads
Referências
ASSUMPÇÃO JR., Francisco B.; KUCZYNSKI, Evelyn. Diagnóstico diferencial no autismo. In: ARAÚJO, Ceres Alves de; SCHWARTZMAN, José Salomão (org.). Transtornos do espectro do autismo. São Paulo: Memnon, 2011, p. 47-48.
AGUIAR, Érica; ROCHA, Giovane. É verdade que…? 11 mitos e verdades a respeito do transtorno do espectro autista (TEA). Segredos da mente – autismo, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 78, mar. 2017, Alto Astral.
ANEDDA, Isacco. Neuroplasticity biohacking: how to boost neurogenesis and rewire your brain with light. Disponível em: https://www.amazon.com/Neuroplasticity-Biohacking-Boost-Neurogenesis-Rewire-ebook/dp/B07TMNBZ84/ref=sr_1_1?keywords=neuroplasticity+biohacking&qid=1561750180&s=gateway&sr=8-1. Acesso em: 21 jul. 2021.
ASPREY, Dave. Head strong: the bulletproof plan to activate untapped brain energy to work smarter and think faster – in just two weeks. Nova York: Harper Wave, 2017.
ATTWOOD, Tony. The complete guide to Asperger’s syndrome. 2. ed. rev. Londres: Jessica Kingsley, 2015.
BEKKERS, Victor et al. Public Policy in Action: perspectives on the policy process. Chetenham: Elgar, 2017.
CUMINALE, Natália. Claro enigma. Veja, São Paulo, ed. 2.540, ano 50, n. 30, p. 88, jul. 2017.
GARNETT, Kevin. Stoicism for beginners: master the art of happiness; learn modern; practical stoicism to create your own daily stoic routine. Disponível em: https://www.amazon.com/Stoicism-Beginners-Happiness-Practical-Routine/dp/1729632599/ref=sr_1_1?keywords=stoicism+for+beginners&qid=1561750929&s=gateway&sr=8-1. Acesso em: 21 jul. 2021.
GOODWIN, Ryan. What is biohacking? Disponível em: https://medium.com/@mrryangoodwin/what-is-biohacking-14202f726e0e. Acesso em: 21 jul. 2021.
GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Tradução 6. ed. de Cristina Cavalcanti. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
HARE, D. J; JONES, J.; PAINE, C. Approaching reality: the use of personal construct assessment in working with people with Asperger syndrome. Apud: ATTWOOD, Tony. The complete guide to Asperger’s syndrome. 2. ed. rev. Londres: Jessica Kingsley, 2015, p. 335-336.
HEYLIGHEN, Francis. Gifted people and their problems. Disponível em: http://pespmc1.vub.ac.be/Papers/GiftedProblems.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.
KAUFMAN, Scott Barry (ed.). Twice Exceptional: supporting and educating bright an creative students with learning difficulties. Disponível em: https://www.amazon.com/Twice-Exceptional-Supporting-Educating-Difficulties/dp/0190645474/ref=sr_1_1?keywords=twice+exceptional&qid=1561752241&s=gateway&sr=8-1. Acesso em: 21 jul. 2021.
KRAFT, Julia. Biohacking & superfood: entfachen Sie dees volle Potenzial lhrer Leistungsfahigkeit Optimieren Sie Körper & Geist Wie Sie Gesundheit & Wohlgefühl Steigern Selbstoptimierung & Ernährung Rtgeber Buch. Disponível em: https://www.amazon.com/Biohacking-Superfood/dp/3746776368/ref=sr_1_1?keywords=julia+kraft+biohacking&qid=1561752457&s=gateway&sr=8-1. Acesso em: 21 jul. 2021.
LOVECKY, Deirdre V. Different minds: gifted children with AD/HD, Asperger Syndrome, and other learning deficits. Londres: Jessica Kingsley, 2004.
MARLAND JR, Sidney P. Education of the gifted and talented: report to the Congress of the United States by the U.S. Commissioner of Education. Disponível em: https://www.valdosta.edu/colleges/education/pcft/document%20/marland-report.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.
MCTIGHE, Jay; WILLIS, Judy. Upgrade your teaching: understanding by design models. Disponível em: https://www.amazon.com/Upgrade-Your-Teaching-Understanding-Neuroscience/dp/1416627340/ref=sr_1_1?keywords=upgrade+your+teaching&qid=1561754275&s=gateway&sr=8-1. Acesso em: 21 jul. 2021.
MILLER, Conrad. Stoicism: how to integrate this powerful philosophy to become more balanced, productive, and reach your full potential. Livro eletrônico, 2019.
PIGLIUCCI, Massimo; LOPEZ, Gregory. A handbook for new stoics: how to thrive in a world out of your control. Disponível em: https://www.amazon.com/Handbook-New-Stoics-Week-Week/dp/1615195335/ref=sr_1_1?keywords=a+handbook+for+new+stoics&qid=1561754149&s=gateway&sr=8-1. Acesso em: 21 jul. 2021.
RENZULLI, Joseph S. A Concepção de Superdotação no Modelo dos Três Anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, Angela M. R.; KONKIEWITZ, Elisabete Castelon (org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014, p. 223, 233 e 246.
SABRA, Aderbal et al. Disfunção gastrointestinal e comportamental em crianças com alergia alimentar não IgE mediada, hiperplasia linfoide ileal-nodular (ILNH) e função de baixo Th1: uma nova constelação clínica-imunológica. Disponível em: https://journaloffoodallergy.com/journal/JFA-V1-N1.pdf#page=62. Acesso em: 21 jul. 2021.
SOVIJÄRVI, Olli et al. Biohacker’s handbook: upgrade yourself and unleash your inner potential. Helsinki: Biohacker Center, 2018.
SZALAVITZ, Maia. What genius and autism have in common. Disponível em: http://healthland.time.com/2012/07/10/what-child-prodigies-and-autistic-people-have-in-common/. Acesso em: 21 jul. 2021.
THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R.. Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. 2. ed. rev. Tradução de Ângelo Lessa. São Paulo: Objetiva, 2019.
WU, Steven. When is a nudge a shove? The case for preference-neutrality. Columbia Public Law Research, New York, 9 abr. 2009. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1375616. Acesso em: 21 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons do tipo "atribuição - uso não-comercial", BY-NC. Com permissão para copiar, distribuir, exibir, executar, bem como criar obras derivadas, vedada a finalidade comercial, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.