FORNECIMENTO GRATUITO DE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO

POLÍTICA PÚBLICA BRASILEIRA SOB PERSPECTIVA JUDICIAL

Autores/as

  • Andreia Alvarenga de Moura Meneses Tribunal Regional Federal da 2.ª Região
  • Emerson Affonso da Costa Moura Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palabras clave:

FORNECIMENTO GRATUITO. MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO. POLÍTICAS PÚBLICAS. JUDICIALIZAÇÃO. JURISPRUDÊNCIA.

Resumen

Trata-se de artigo visando à observação do fornecimento de medicação de alto custo pelo Estado como Política Pública insculpida na Constituição de 1988, analisando a judicialização do tema no âmbito da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Para tal objetivo, foi utilizada metodologia de cariz qualitativo e exploratório da literatura técnica e jurisprudência. Defende-se que o direito ao fornecimento gratuito de medicamentos de alto custo é direito fundamental constitucional, desde que preenchidos alguns requisitos, como hipossuficiência econômica do paciente, laudo médico indicando a gravidade da doença e a necessidade do fármaco indicado. No plano processual, conclui-se que a União deve figurar no polo passivo das ações judiciais, por ser o ente federativo com mais proeminência econômica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andreia Alvarenga de Moura Meneses, Tribunal Regional Federal da 2.ª Região

Mestranda em Políticas Públicas na UniRio (2022 atual). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - URFJ. Trabalha no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Curso de pós-graduação latu senso em Responsabilidade Civil pela UCAM. Experiência na área de Direito Público, com especial interesse em Direito Constitucional, Direitos Humanos, Feminismo Latino-Americano, Direito Tributário, Direito Previdenciário e Direito Processual Civil.

Emerson Affonso da Costa Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito e Professor Permanente do Mestrado em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Colaborador do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Presidente da Comissão de Direito e Políticas Públicas do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Citas

BARROSO, Luís Roberto. Da falta de efetividade à judicialização excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial. In http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/saude/Saude_- _judicializacao_-_Luis_Roberto_Barroso.pdf. Acesso em 18/06/2015.

_________. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. [Syn]Thesis, Rio de Janeiro, vol.5, nº 1, 2012.

BARDACH, Eugene. Los Ocho Pasos para el Análisis de Políticas Públicas. Ciudad de Mexico: Miguel Ángel Porrúa, librero-editor, 2001.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Fundamentos para uma Teoria Jurídica das Políticas Públicas. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

DUNN, William N. Public Policy Analysis – An Integrated Approach. New York: Routledge, 2018.

JIMÉNEZ, William Guilhermo. El enfoque de los derechos humanos y las politicas publicas. Univ. Sergio Arboleda. Bogotá (Colombia) 7 (12): 31-46, enero-junio de 2007.

MENDONÇA, Paulo Roberto Soares; VIANNA, Laura Mello D´Urso. A onerosidade do sistema único de saúde no atendimento a usuários de planos de saúde: o incidente de repercussão geral nº 345. In MENDONÇA, Paulo Roberto Soares (org.). Judicialização de políticas públicas: a visão dos juristas Rio de Janeiro: Multifoco, 2020.

MORAES, RM, SANTOS, MAB, VIEIRA, FS, Almeida RT. Cobertura de políticas públicas e acesso a medicamentos no Brasil. Revista de Saúde Pública. 2022; 56:58. https://doi.org/10.11606/s1518- 8787.2022056003898

MOURA, E.A. da Costa e RIBEIRO, Jamir Calili. Reserva do Possível: O Dever de Progressividade nos Gastos Públicos. In: Revista de Direito Brasileira n. 7, v.16, p. 225- 241, jan/abr, 2017.

RECH, N, FARIAS, MR. Regulação sanitária e desenvolvimento tecnológico: estratégias inovadoras para o acesso a medicamentos no SUS. In: https://www.scielo.br/j/csc/a/Gzyn8fv9gJPPYzcwRJJWKLL/?format=pdf&lang=pt. 2021.

VASCONCELOS, Daniela MM et al. Política Nacional de Medicamentos em retrospectiva: um balanço de (quase) 20 anos de implementação. https://www.scielo.br/j/csc/a/tjNHDRh8DFmzrFCtk9cm6Zj/abstract/?lang=pt, 2017.

Publicado

2024-03-14

Cómo citar

Alvarenga de Moura Meneses, A., & da Costa Moura, E. A. . (2024). FORNECIMENTO GRATUITO DE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO: POLÍTICA PÚBLICA BRASILEIRA SOB PERSPECTIVA JUDICIAL. REVISTA DIREITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, 4(2). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/rdpp/article/view/12846