POLÍTICAS PÚBLICAS, TRIBUTAÇÃO E DIREITOS FUNDAMENTAIS
A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN
Mots-clés :
Tributação, Desenvolvimento, Políticas, DireitosRésumé
O artigo trata de teoria da justiça tributária em articulação com o tema das políticas públicas e objetiva fazer um levantamento de algumas importantes contribuições para o debate teórico sobre o tema, numa contribuição para uma reflexão crítica sobre a atual política tributária e a efetivação dos direitos humanos. O método utilizado, em se tratando de trabalho teórico-filosófico, envolve pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo de pensamento de autores, buscando a construção de argumentos filosóficos que permitam investigar como o fim da busca do desenvolvimento levaria a escolha de determinadas políticas públicas e de uma política tributária mais justa.
Téléchargements
Références
BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento. São Paulo: Malheiros, 2005.
HOLMES, Stephen. SUNSTEIN, Cass R. The Cost of Rights. W.W. Norton&Company: Nova Iorque, 1999
MERINO, Mauricio, La importancia de la ética em el análisis de las políticas públicas. In: Revista de CLAD Reforma y Democracia, no.44, p.7/32, Jun, 2008.
MURPHY, Liam. NAGEL, Thomas. O Mito da Propriedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
NABAIS, José Casalta. Estudos de Direito Fiscal – Por um Estado Fiscal Suportável. Coimbra: Almedina, 2005.
NABAIS, José Casalta. O Dever Fundamental de Pagar Impostos. Coimbra: Almedina, 2004.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Trad. Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta, São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons do tipo "atribuição - uso não-comercial", BY-NC. Com permissão para copiar, distribuir, exibir, executar, bem como criar obras derivadas, vedada a finalidade comercial, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.