Comparative analysis of students in nursing performance on transfusional security / Análise comparativa do desempenho dos discentes em enfermagem sobre segurança transfusional

Main Article Content

Bruna Ketlin Silva dos Santos Clem
http://orcid.org/0000-0002-3021-5251
Savya Mendonça Gomes da Silva
http://orcid.org/0000-0001-6135-5954
Sylvia Silva do Nascimento Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-9699-514X
Ângela Maria La Cava
http://orcid.org/0000-0003-4173-8557

Resumo

Objetivo: analisar o desempenho dos discentes submetidos a treinamento sobre a atuação do enfermeiro no processo hemoterápico, em comparação com os que não receberam treinamento. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado com discentes de graduação em enfermagem do último ano de curso e submetido a análise estatística descritiva. Resultados: os alunos que participaram do treinamento obtiveram maiores resultados positivos do que aqueles que não participaram, salientando a importância de investir na abordagem do tema durante a graduação em enfermagem, especialmente nos estágios supervisionados, reforçando os conhecimentos adquiridos, alcançando os níveis máximos para qualidade assistencial. Conclusão: Através dos resultados obtidos, evidenciou-se a necessidade de maior ênfase sobre a temática no decorrer da finalização do curso, de modo a garantir uma assistência segura.




 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva dos Santos Clem BK, Mendonça Gomes da Silva S, Silva do Nascimento Oliveira S, La Cava Ângela M. Comparative analysis of students in nursing performance on transfusional security / Análise comparativa do desempenho dos discentes em enfermagem sobre segurança transfusional . R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 29º de setembro de 2021 [citado 29º de novembro de 2021];13:1519-25. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10261
Seção
Research
Biografia do Autor

Bruna Ketlin Silva dos Santos Clem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós graduanda em enfermagem clínica e cirúrgica geral. Enfermeira residente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.

Savya Mendonça Gomes da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós graduanda em enfermagem clínica e cirúrgica geral. Enfermeira residente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.

Sylvia Silva do Nascimento Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pós graduanda em enfermagem clínica e cirúrgica geral. Enfermeira residente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.

Ângela Maria La Cava, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Orientadora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.

Plum Analytics

Referências

Ministério da Saúde (Brasil). Portaria n° 529 de 01 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União 02 abr. 2013; Seção 1.

Tavares JL, Barrichello E, Mattia ALD, Barbosa MH. Fatores associados ao conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de ensino sobre hemotransfusão. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2015 [acesso em 04 de setembro de 2019]; 23(4). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n4/pt_0104-1169-rlae-23-04-00595.pdf

Faquetti MM, Rosa RL, Bellaguarda LR, Lazzari DD, Tholl AD, Moraes CLK. Percepção dos receptors sanguíneos quanto ao processo transfusional. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 [acesso em 04 de setembro de 2019]; 67(6). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670611

Conselho Federal de Enfermagem (Brasil). Resolução COFEN nº0511, de 31 de março de 2016. Ed. Brasília: COFEN, 2016. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05112016_39095.html

Ferreira O, Martinez EZ, Mota CA, Silva AM. Avaliação do conhecimento sobre hemoterapia e segurança transfusional de profissionais de enfermagem. Rev Bras Hematol Hemoter [Internet]. 2007 [acesso dem 05 de setembro de 2019]; 29(2). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbhh/v29n2/v29n2a15.pdf

Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº158 de 04 de fevereiro de 2016. Redefine o regulamento de procedimentos hemoterápicos. Diário Oficial da União 05 fev. 2016; Seção1.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº 75, de 02 de maio de 2016. Altera a resolução da diretoria colegiada RDCMNº 34, de 11 de junho de 2014, que dispõe sobre as boas práticas no ciclo do sangue. Diário Oficial da União 03 mai 2016; Seção 1.

Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União 13 jun 2013; Seção 1.

Ministério da Educação (BR). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do censo da educação superior 2017 [Internet]. Brasília: Ministério da Educação; 2017 [acesso em 25 de janeiro de 2020]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2017.pdf.

Carril MGP, Natário EG, Zoccal SI. Considerações sobre aprendizagem significativa, a partir da visão de Freire e Ausubel – uma reflexão teórica. E – Mosaicos – Revista multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira (CAp – UERJ) [Internet]. 2017 [acesso em 04 de setembro de 2019]; 6(13). Disponível em: www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/30818/22843

Ministério da Saúde [homepage da internet]. Protocolos básicos de segurança do paciente [acesso em 26 de janeiro de 2020]. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-seguranca-do-paciente-pnsp/protocolos-basicos-de-seguranca-do-paciente

Amaral JHS, Nunes RLS, Rodrigues LMS, Braz MR, Balbino CM, Silvino ZR. Hemoterapia: um desafio no cotidiano da equipe de enfermagem. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [acesso em 25 de janeiro de 2020]; 10(6). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11261/12886

Cherem EO, Alves VH, Rodrigues DP, Pimenta PCO, Souza FDL, Guerra JVV. The transfusional therapy process in the neonatal intensive therapy unit: the nurse's knowledge. Texto & contexto enferm [Internet]. 2018 [cited 2019 dec 05]; 27(1). Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072018001150016

Carneiro VSM, Barp M, Coelho MA. Hemoterapia e reações transfusionais imediatas: atuação e conhecimento de uma equipe de enfermagem. REME [Internet]. 2017 [acesso em 12 de outubro de 2019]; 21(e-1031). Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1031.pdf

Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Hemovigilância: manual técnico de hemovigilância – investigação das reações transfusionais imediatas e tardias não infecciosas [Internet]. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2007 [acesso em 20 de janeiro de 2020]. Disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/zip/manual_tecnico_hemovigilancia_08112007.pdf

Marçal MP, Dombrowski PA. Percepção dos acadêmicos de enfermagem quanto aos cuidados na transfusão de hemocomponentes. Publicatio UEPG Ciências biológicas e da saúde [Internet]. 2017 [acesso em 20 de janeiro de 2020]; 23(2). Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/biologica/article/view/11118/209209210428

Tronchin DR, Pedro ANC, Rezende DP. Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Avaliação [Internet]. 2017 [acesso em 20 de janeiro de 2020]; 22(3). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v22n3/1982-5765-aval-22-03-00758.pdf.