AVALIAÇÃO DE RISCO PARA ÚLCERA POR PRESSÃO NO CLIENTE CRÍTICO

Autores

  • Natalia Sobrinho UNIRIO
  • Aline Seguro
  • Estefânia Andrade
  • Denise Sória

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

avaliação, enfermagem, úlcera por pressão

Resumo

Aline de Oliveira Seguro

Estefânia Andrade

Natalia Sobrinho

Denise Sória (Orientador)

 

Descritores: Úlcera por pressão; prevenção; terapia intensiva

 

INTRODUÇÃO

As úlceras por pressão representam um problema para os profissionais que atuam na assistência ao cliente crítico, sendo sua prevenção o tópico mais importante do tratamento dessas lesões. A avaliação inicial do cliente, no momento da sua admissão, é de fundamental importância e deverá nortear toda a conduta do enfermeiro no intuito de prevenir a formação de úlceras por pressão, bem como tratar de forma adequada as úlceras já apresentadas pelo cliente. Por este motivo, decidimos elaborar um instrumento de avaliação de risco para desenvolvimento de úlcera por pressão, de forma que pudéssemos direcionar o cuidado de enfermagem, conforme a necessidade de cada cliente.

 

OBJETIVOS

•        Identificar na literatura as Escalas de Avaliação de Risco para Úlcera por Pressão;

•        Elaborar um instrumento de avaliação de risco para desenvolvimento de úlcera por pressão, do cliente admitido na Unidade de Pacientes Graves do hospital no qual atuamos como residentes.

 

METODOLOGIA

Trata-se de estudo exploratório, no qual utilizamos como método a Pesquisa Bibliográfica que busca levantar, selecionar e documentar toda bibliografia já publicada a cerca da temática. O levantamento de artigos foi realizado nas bases de dados científicas da enfermagem, como: BDENF, SCIELO e LILACS. Os descritores utilizados para a busca nas produções científicas foram: úlcera por pressão, prevenção, enfermagem, terapia intensiva. Após leitura dos resumos, foram selecionados 05 artigos, considerando o recorte temporal que compreendeu o período de 2002 a 2010. Os dados foram discutidos com base no ano de publicação, título e área temática.

 

DISCUSSÃO

As escalas de risco são utilizadas para pontuar o risco que uma população terá para desenvolver úlceras por pressão (POTTER & PERRY, 2004). Entre elas estão as escalas de Braden, Norton, Gosnell e Waterlow (apenas Braden e Waterlow possuem validação para o portugûes). Dentre as escalas pesquisadas, optamos pela Escala de Braden, para compor o instrumento de avaliação, pois, após uma comparação entre as escalas disponíveis, constatamos que trata-se de uma Escala de melhor operacionalização além de se adaptar melhor a nossa realidade hospitalar. Com a escolha da escala de Braden, foi desenvolvido um instrumento que será incluído na rotina de admissão do paciente na UPG, que deverá ser preenchido pela enfermeira, no momento da admissão de um paciente nas unidades citadas. Este instrumento visa pontuar o risco do cliente admitido nas unidades citadas, possibilitando melhor delineamento da assistência prestada a esses clientes. O instrumento é composto de 04 partes: Identificação do cliente; identificação de úlcera por pressão prévia ou não e sua localização; estratificação de risco para desenvolvimento de úlcera por pressão, conforme a Escala de Braden, prescrição de enfermagem.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Identificar e estratificar o risco para desenvolvimento de úlceras por pressão são ações de grande importância e constituem estratégias para reduzir a incidência de formação da úlceras por pressão, através da priorização de clientes e intervenções preventivas mais eficazes.

 

REFERÊNCIAS  

FIGUEIREDO, N. M.; MEIRELES, I. B.; SILVA, R. C. L.. Feridas: fundamentos e atualizações em enfermagem.

LAKATOS, Eva Maria; MARKONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARKONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 JORGE, S. A; DANTAS, S. R.. Abordagem Multiprofissional no Tratamento de Feridas. São Paulo: Atheneu, 2008.

 POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de Enfermagem. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Sória

Orientadora

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

1.
Sobrinho N, Seguro A, Andrade E, Sória D. AVALIAÇÃO DE RISCO PARA ÚLCERA POR PRESSÃO NO CLIENTE CRÍTICO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de novembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1048

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics