CONHECIMENTO E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ÁLCOOL E FUMO

Autores

  • Livia Moreira Delphim Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gertrudes Teixeira Lopes UERJ
  • Priscila Cortez Belchior UERJ
  • Margarida Maria Rocha Bernardes UERJ
  • Fabiana Pereira Cirino UERJ
  • Ana Paula Lopes Pinheiro Ribeiro UVA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, estudantes, álcool, fumo

Resumo

INTRDUÇÃO: Existem algumas dificuldades de alcançar o público jovem quando se trata do assunto álcool e drogas, devido ao estímulo presente no meio social em que vivem e uma propaganda maciça em torno principalmente do álcool. Ampliar a participação dos adolescentes em atividades relacionadas a estas temáticas é o primeiro passo para que estes conheçam e explorem esse tema. OBJETIVO: O estudo tem como objetivo levantar o interesse dos estudantes na participação do projeto pesquisa – Álcool no Espaço da Escola Fundamental e o Enfermeiro: desafios na promoção da saúde e prevenção de riscos e identificar o conhecimento sincrético dos estudantes sobre tipos de drogas e efeitos no organismo humano. METODOLOGIA: A abordagem do estudo é do tipo quanlitativa descritiva e se fundamentou nos pressuposto do Método Criativo Sensível desenvolvido por Cabral (1999). O público alvo foi estudantes do 6º ano letivo, da instituição pública estadual de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro - CAP-UERJ. A amostra investigada constou de  109 estudantes, dentre um total de 115 matriculados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ, protocolo nº 015.3.2008. A participação dos estudantes foi autorizada pelos seus responsáveis através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados ocorreu em Junho de 2009. Como procedimentos de pesquisa utilizamos dinâmicas participativas - “como estou chegando”; “jogo interativo de perguntas e respostas” e “como estou saindo”. Para esta dinâmica os estudantes foram divididos em 20 grupos e foram acompanhados pelos pesquisadores e estudantes do projeto. Após o término das atividades foi aberto o diálogo para discussão da temática, com a participação de todos os estudantes. Para melhor visualizar os resultados  utilizou-se dados quantitativos apresentados em tabelas. A análise e discussão seguem a concepção qualitativa, já que, a subjetividade foi o arcabouço central do trabalho. RESULTADOS: Os resultados apontaram em relação as dinâmicas de acolhimento, “como estou chegando” que 49 (38,6%) e “como estou saindo” 58 (46,8%) revelaram sentimentos positivos em relação à participação no projeto. Quanto às respostas relacionadas aos tipos de drogas que conhecem, a maioria apontou as drogas perturbadoras da atividade do SNC, 70 (34,5%), como maconha e LSD. Em relação aos efeitos das bebidas alcoólicas no organismo 52 (25,6%) indicaram mal estar e sobre os efeitos do cigarro no organismo, a resposta mais significativa foi câncer 33 (16,8%). CONCLUSÃO: Conclui-se que os estudantes estavam receptivos para participação do projeto e que o conhecimento que possuem sobre drogas e fumo, decorrente de suas experiências cotidianas – sincréticas – corresponde aos resultados obtidos por diversos estudos. O envolvimento dos estudantes na construção dos painéis, individualmente e das respostas escritas em grupos reforça a necessidade do diálogo com os adolescentes sobre os temas álcool e fumo numa perspectiva de promoção da saúde e prevenção de riscos de modo prazeroso e de forma lúdica. Neste aspecto, a participação de Enfermeiros com suas experiências profissionais muito contribuem para elucidar situações alicerçadas em princípios e conceitos de saúde. Referências: LOPES, G. T. Álcool no Espaço da Escola Fundamental e o Enfermeiro: Desafios na Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos. Rio de Janeiro, 2009. Apoiado pelo CNPq e FAPERJ.

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Biografia do Autor

Livia Moreira Delphim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica do sétimo período da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Álcool e outras Drogas (GEPAD).

Gertrudes Teixeira Lopes, UERJ

Livre Docente e Doutora em Enfermagem. Pós- doutorada na área do Fenômeno das Drogas. Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Pesquisadora do CNPq. e FAPERJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Álcool e outras Drogas (GEPAD). Membro do Núcleo de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS/UFRJ).

Priscila Cortez Belchior, UERJ

Acadêmica do sexto período da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Álcool e outras Drogas (GEPAD/UERJ).

Margarida Maria Rocha Bernardes, UERJ

Enfermeira e Bióloga, especialista em Administração em Serviços de Saúde e Mestre pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Vice- Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Álcool e outras Drogas (GEPAD). Membro da Academia Brasileira de Enfermagem (ABRADHENF). Docente da Universidade Estácio de Sá. Enfermeira supervisora do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori–Resende.

Fabiana Pereira Cirino, UERJ

Acadêmica do 8° periodo de enfermagem da Unigranrio.

Ana Paula Lopes Pinheiro Ribeiro, UVA

Publicitária. Pós- graduada em MBA em marketing. Acadêmica do 2º período de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Álcool e outras Drogas (GEPAD).

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

1.
Delphim LM, Lopes GT, Belchior PC, Bernardes MMR, Cirino FP, Ribeiro APLP. CONHECIMENTO E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ÁLCOOL E FUMO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de dezembro de 2010 [citado 26º de dezembro de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1154

Edição

Seção

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