EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ELABORAÇÃO DE PLANO DE ALTA HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adriana Fátima Canela Unirio
  • Renata Costa Catro UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Educação em saúde, gastrostomia, traqueostomia

Resumo

Diante da vivência como residentes de enfermagem, tivemos como base para a construção desse relato de experiência o processo de educar em saúde que entendemos como orientações que visam fornecer subsídios para promoção do auto-cuidado ou do cuidado realizado por terceiros. É uma atividade de suma importância realizada pelo enfermeiro, servindo como uma das principais estratégias para a promoção de saúde, não somente no campo da saúde publica, como também no ambiente hospitalar. A ideia para a elaboração dos folderes surgiu durante a nossa permanência nos setores de clínica médica e cirúrgica, que totalizaram quatro meses, e percebemos a dificuldade dos profissionais de enfermagem em realizarem orientações pertinentes ao manuseio da traqueostomia e gastrostomia. E diante da necessidade encontrada, resolvemos construir um instrumento que guiassem os profissionais nas orientação dos pacientes que necessitavam desses cuidados, além de permitir aos pacientes levarem essas orientações por escrito e ilustradas para servir como posterior fonte de consulta em situações de dúvida. O conceito de folder consiste em um impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo (Houaiss).  Entendemos como um método didático, ilustrado que fornece orientações claras e concisas acerca de um assunto específico podendo ser utilizado como um instrumento de educação em saúde. Observamos que os pacientes que obtinham alta hospitalar não detinham o conhecimento necessário para realização do cuidado, o que servia como fonte geradora de estresse e ansiedade; dúvidas que poderiam ser sanadas mediante o fornecimento prévio de orientações pelo enfermeiro, minimizando possíveis complicações. O plano de alta hospitalar elaborado, através dos folderes, foi uma maneira de orientar quanto à importância da continuidade do cuidado em seu domicilio, além de melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fátima Canela, Unirio

Residente de enfermagem pela Unirio em clínica médica e cirurgica do Hospital Federal dos Servidores do Estado, graduada pela Escola de enfermagem e Obstetrícia de Barra Mansa.

Renata Costa Catro, UNIRIO

Residente de enfermagem pela UNIRIO em clinica médica e cirurgica do Hospital Federal dos Servidores do Estado, graduada pela UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

1.
Canela AF, Catro RC. EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ELABORAÇÃO DE PLANO DE ALTA HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de janeiro de 2011 [citado 29º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1251

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics