SEASONAL INFLUENZA VACCINE – VIEW OF THE ELDERLY

Main Article Content

Sidnéia Tessmer Casarin
Teila Ceolin
Fernanda Braga Hernandes
Hedi Crecencia Heckler de Siqueira
Marina dal Pupo Novello
Andrea Gonçalves Bandeira

Resumo

Objetivo: conhecer a opinião dos idosos a respeito da vacina contra a gripe sazonal, identificando os mitos e crenças que envolvem a vacinação contra esta patologia. Metodologia: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada com sete idosos internados em um hospital de médio porte da região Sul do Rio Grande do Sul, entre os dias 22 e 26 de março de 2010.  Os dados, obtidos através da entrevista semi-estruturada, foram avaliados a partir da pré-análise sendo definidas as unidades de registros e a classificação de temas. Resultados: identificou-se que os mitos e crenças que induzem os idosos a não realizarem a vacina, muitas vezes, são influenciados por suas experiências e as do seu círculo de convivência. Conclusão: destacou-se a necessidade de adoção de novas estratégias para a abordagem dos idosos frente à vacinação contra a gripe, as quais devem considerar o contexto cultural, visando à garantia de um cuidado transcultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Casarin ST, Ceolin T, Hernandes FB, Heckler de Siqueira HC, Novello M dal P, Bandeira AG. SEASONAL INFLUENZA VACCINE – VIEW OF THE ELDERLY. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 5º de abril de 2011 [citado 29º de janeiro de 2023];3(2):1811 1821. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1314
Seção
Research
Biografia do Autor

Sidnéia Tessmer Casarin, FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES).

Teila Ceolin, UFPEL

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/RS.

Fernanda Braga Hernandes, SMS Piratini

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Piratini/RS. 

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, FURG

Enfermeira e Administradora Hospitalar. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do curso de Graduação em Enfermagem da Anhanguera. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES)/Brasil.

Marina dal Pupo Novello, HCNSC

Enfermeira. Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini/RS.

Andrea Gonçalves Bandeira, PUCRS

Enfermeira. Residente em Saúde da Família e da Comunidade do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde- PREMUS-PUCRS.

 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)