SCIENTIFIC PRODUCTIONS OF NURSING RELATED TO OCCUPATIONAL HAZARDS IN THE SURGICAL CENTER

Main Article Content

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Elaine Diana Kreischer
Kelly Fernanda Assis Tavares

Resumo

Objetivos: identificar o quantitativo de produções científicas sobre riscos ocupacionais em centro cirúrgico; e analisar as contribuições dessas produções para a saúde do trabalhador de enfermagem. Metodologia: pesquisa quantitativa, bibliográfica e exploratória, cujo objeto tratou das produções científicas da Enfermagem relacionadas aos riscos ocupacionais decorrentes do trabalho no centro cirúrgico. O levantamento foi realizado nas bases de dados: LILACS, BDENF, SCIELO e MEDLINE. Optou-se pela busca de produções em português, inglês e espanhol, publicadas entre 1996 a 2009. Resultados: encontraram-se 08 produções científicas relacionadas ao tema. Conclusão: ainda são incipientes os trabalhos científicos da enfermagem sobre riscos ocupacionais em centro cirúrgico. Descritores: enfermagem; centro cirúrgico hospitalar, riscos ocupacionais; saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Souza NVD de O, Kreischer ED, Tavares KFA. SCIENTIFIC PRODUCTIONS OF NURSING RELATED TO OCCUPATIONAL HAZARDS IN THE SURGICAL CENTER. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2011 [citado 4º de julho de 2022];3(3):2088-96. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1386
Seção
Review
Biografia do Autor

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de Enfermagem da UERJ (FE/UERJ)

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado da Faculdade de Enfermagem da UERJ (FE/UERJ). Coordenadora de Ensino de Graduação da FE/UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Elaine Diana Kreischer, Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ)

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Chefe da Unidade de Endoscopia Urológica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Kelly Fernanda Assis Tavares, Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE - UERJ)

Enfermeira Residente da Terapia Intensiva HUPE - UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)