Latex allergy: an emerging

Main Article Content

Fernando Samuel Sion
Norma de Paula da Motta-Rubini
César Silva Guimarães
Jorge Francisco da Cunha-Pinto
Ivete Auto-Espíndola Pereira
Carlos Alberto Morais de Sá

Resumo

RESUMO: A alergia ao látex é manifestação de hipersensibilidade imediata mediada por IgE à proteína do látex natural, com variedade de sinais clínicos como urticária de contato, dermatite de contato por irritação primária ou por mecanismo de hipersensibilidade tardia, angioedema, asma, até anafilaxia. Com maior risco para a alergia ao látex estão os trabalhadores da área de saúde e demais profissões que usam látex. Pacientes com hipersensibilidade ao látex podem apresentar reação cruzada a frutas / alimentos, especialmente banana, kiwi e abacate. O diagnóstico é feito por detecção de anticorpos IgE específicos, testes cutâneos de puntura e testes de contato. Prevenção à exposição, substituição e utilização de produtos livres de látex, como luvas sintéticas são essenciais para os afetados. Adaptações no local de trabalho devem ser feitas com uso de luvas sem talco, com baixo teor de alérgenos ou luvas sintéticas. Estas medidas preventivas reduziram significativamente a prevalência de reações. Descritores: Alergia ao látex, Alimentos e alergia ao látex, Prevenção a reação ao látex.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sion FS, Motta-Rubini N de P da, Guimarães CS, Cunha-Pinto JF da, Pereira IA-E, Morais de Sá CA. Latex allergy: an emerging. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de novembro de 2013 [citado 18º de maio de 2022];5(5):29-35. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1566
Seção
Reflection
Biografia do Autor

Fernando Samuel Sion, UNIRIO

Professor Associado de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Norma de Paula da Motta-Rubini, UNIRIO

Professora Associada de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

César Silva Guimarães, UNIRIO

Pós-graduando em Alergia e Imunologia. Escola de Medicina e Cirurgia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Jorge Francisco da Cunha-Pinto, UNIRIO

Professor Adjunto de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ivete Auto-Espíndola Pereira, UNIRIO

Médica Imunologista do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto Morais de Sá

Professor Titular de Clínica Médica. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)