The scientific literature on audit and quality of nursing records

Main Article Content

Cecília Nogueira Valença
Lorena Mara Nóbrega de Azevêdo
Aline Galúcio de Oliveira
Samuel Sóstenes Araújo de Medeiros
Fernanda Aparecida Soares Malveira
Raimunda Medeiros Germano

Resumo

Objetivos: Conhecer a produção científica sobre auditoria em enfermagem e identificar a importância do registro de enfermagem no prontuário para a auditoria. Método: Revisão bibliográfica narrativa, para qual selecionou-se artigos relacionados à auditoria em enfermagem e registros de enfermagem nas bases eletrônicas Scientific Electronic Library Online, e Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde, publicados entre 2000 e 2010. Resultados: Os artigos analisados sob caráter qualitativo indicaram que há poucos estudos sobre a temática. Foi identificado que auditoria de enfermagem, atualmente, é realizada pelo método retrospectivo no prontuário e está voltada para o âmbito contábil, e que os registros de enfermagem possuem qualidade insatisfatória para servir de instrumento de coleta de dados. Conclusão: Há perspectivas que a auditoria passe a investigar a qualidade do cuidado, e possuir um caráter educativo que possibilite a qualidade da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Valença CN, Azevêdo LMN de, Oliveira AG de, Medeiros SSA de, Malveira FAS, Germano RM. The scientific literature on audit and quality of nursing records. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 14º de novembro de 2013 [citado 17º de maio de 2022];5(5):69-76. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1617
Seção
Review
Biografia do Autor

Cecília Nogueira Valença, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Doutoranda do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó.

Lorena Mara Nóbrega de Azevêdo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Aluna do curso de licenciatura em Enfermagem da UFRN. Bolsista PIBIC/CNPq.

Aline Galúcio de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Aluna do curso de licenciatura em Enfermagem da UFRN. Bolsista PIBIC/CNPq.

Samuel Sóstenes Araújo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Aluna do curso de licenciatura em Enfermagem da UFRN.

Fernanda Aparecida Soares Malveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Acadêmica do curso de gradução em Enfermagem da UFRN. Bolsista PIBIC/CNPq-AF.

Raimunda Medeiros Germano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente dos cursos de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)