WOMEN AND TRADITIONAL MIDWIVES: CARE PRACTICES DURING THE PROCESS OF LABOR AND BIRTH AT HOME

Main Article Content

Camila Meira Barbosa
Maria Djair Dias
Maria Socorro Sousa Silva
Márcia Rique Caricio
Ana Paula Dantas Silva Medeiros

Resumo

 RESUMO

OBJETIVO: Discutir as práticas de cuidado mais comuns referidas pelas mulheres assistidas pelas parteiras tradicionais em domicílio.

MÉTODOS: Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia a História Oral Temática – HOT.

RESULTADOS: Revelam que na experiência destas colaboradoras assistidas pelas parteiras tradicionais existem os sentimentos de segurança, amparo, em que o ambiente familiar proporciona conforto e tranqüilidade para as gestantes, além da autonomia em escolher a forma de ganhar seu filho, uma vez que elas assumem seus papéis como protagonistas deste processo.

CONCLUSÃO: Logo, percebemos a necessidade de agregar o saber científico com o popular, aliando a tecnologia à experiência do vivido, contribuindo para uma reflexão em busca de novos sentidos e significados neste momento tão especial de dar à luz.

DESCRITORES: Parto domiciliar, mulher, cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Barbosa CM, Dias MD, Silva MSS, Caricio MR, Medeiros APDS. WOMEN AND TRADITIONAL MIDWIVES: CARE PRACTICES DURING THE PROCESS OF LABOR AND BIRTH AT HOME. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de janeiro de 2013 [citado 30º de março de 2023];5(1):3206-20. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1893
Seção
Research
Biografia do Autor

Camila Meira Barbosa, UFPB

Enfermeira do Hospital João XXIII, graduada pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP.

Maria Djair Dias, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba

Maria Socorro Sousa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Professora Mestre do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Márcia Rique Caricio, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Ana Paula Dantas Silva Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, graduada em enfermagem pela Faculdade Nova Esperança- FACENE, Especialista em Auditoria em Saúde pela FASP. 


Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)